• 15 agosto, 2019

3 dicas para reduzir seus maiores gastos

Como reavaliar seus hábitos para conseguir economizar mais no final do mês

Nem sempre é preciso ter mais dinheiro para levar uma vida mais confortável. Muitas vezes é só uma questão de olhar para seus hábitos de consumo e descobrir onde estão os gastos excessivos, aponta um artigo do NBC News Better, que dá três dicas para reavaliar esse comportamento e ver como dá para fazer sobrar mais dinheiro no final do mês.

Despesas fixas primeiro

Para entender com mais clareza quando dinheiro dá para gastar no mês (e evitar gastar em excesso), uma dica é pagar todas as contas fixas assim que você recebe seu salário. Outra é ter uma conta separada para as despesas fixas e para os gastos extras e de consumo.

Junte as categorias

Quando fazemos um orçamento para o mês, em geral agrupamos os gastos em grandes categorias separadas, como alimentação e férias. Ao agrupar categorias diferentes, como alimentação e férias, é possível acompanhar melhor como um objetivo compete com o outro. “Se você comer fora mais vezes, esse dinheiro estará saindo do fundo dedicado às férias”, explica Dan Ariely, economista comportamental e professor da Universidade Duke.

Desça um degrau

Descobrir quais hábitos fazem você gastar mais não significa ter de abrir mão deles. Se você está gastando demais em restaurantes, por exemplo, dá para manter essa rotina e economizar escolhendo estabelecimentos mais baratos.

Fonte: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing