• 18 agosto, 2019

3 dicas para aproveitar o “niksen”, a arte de não fazer nada

Isso não é uma desculpa para não trabalhar, e sim para dedicar mais tempo ao relaxamento.

Uma nova palavra está começando a fazer parte do vocabulário de quem se preocupa em levar a vida de uma maneira mais leve. É “niksen”, uma expressão holandesa que significa a arte de fazer nada, aponta um artigo do Thrive Global (conteúdo aqui, em inglês).

A psicóloga Sandi Mann descreve o “niksen” como as coisas que fazemos quando não estamos fazendo o que deveríamos (como o trabalho ou uma tarefa burocrática). Ou seja, é um tempo que tiramos para nós mesmos, valorizando a arte de não fazer algo útil.

Sair para passar um tempo ao ar livre é uma boa oportunidade de relaxar um pouco da correria diária Sair para passar um tempo ao ar livre é uma boa oportunidade de relaxar um pouco da correria diária

Na verdade, essa não é uma desculpa para sermos improdutivos, e sim uma maneira de manter o foco tirando o tempo necessário para recarregar as baterias. Quer saber como? Aqui vão três dicas.

Ponha um fim ao expediente
O primeiro passo para cavar um tempo para relaxar é encerrar, de verdade, o expediente –e não levar o trabalho para casa. Para incorporar o “niksen” à rotina noturna, faça um esforço para se desconectar do trabalho no final do dia. Algumas dicas são se desconectar dos eletrônicos uma hora antes de dormir ou não ler e-mails no telefone. O importante é ter em mente que é bom para você tirar um tempo para fazer nada.

Saia para passear
Dar uma volta ao ar livre muda um pouco o cenário e nos permite ter um intervalinho relaxante no dia e restaurar o ânimo. “Aproveitar um tempo sem estresse e sem as preocupações diárias ajuda a reduzir o peso da atenção dirigida”, diz Nevin Harper, professor da Universidade de Victoria. “Estar ao ar livre nos ajuda a lidar melhor com as demandas desse mundo altamente urbanizado e imerso em tecnologia.”

Programe o tempo de “niksen”
Mesmo nos dias mais corridos, coloque na agenda um simples intervalo para não fazer absolutamente nada. Afinal, trabalhar sem parar é uma receita certa para a exaustão e à queda de produtividade. Então, se você vai mesmo levar a sério a arte de não fazer nada (mas com responsabilidade), é importante bloquear um tempo na agenda e respeitar, de verdade, esse tempo que você vai dedicar a si.

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing