• 27 fevereiro, 2024

12 causas de dores nas articulações e como tratar

Se você sente algum desconforto nas “juntas”, não precisa, como diz o ditado, “juntar tudo e jogar fora”! Descubra, neste artigo, o que provoca dores nas articulações e como tratá-las e preveni-las.

Dores nas articulações são mais comuns do que você imagina! Dentre os brasileiros maiores de idade, quase 70% sofrem com dores apenas na região do joelho, de acordo com uma pesquisa feita recentemente por uma marca especialista em palmilhas ortopédicas.

E, se você procurar pela opinião de especialistas para investigar exatamente “o que causa dores nas articulações”, vai saber que complicações como artrite reumatoide, artrose, gota, tendinite, fibromialgia e bursite estão no topo da lista.

Em algumas situações mais simples, como torções, é possível tratar o incômodo só com compressas quentes ou frias em casa, sempre seguindo orientação médica. Por outro lado, se a dor apontar para problemas mais sérios, provavelmente exames aprofundados serão necessários para um diagnóstico adequado.

Outro dado que merece destaque: segundo a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor, 37% das pessoas que vivem em território nacional – o equivalente a cerca de 60 milhões de homens e mulheres –, convivem com dores crônicas relacionadas às doenças mencionadas acima.

Mas, antes de falar sobre como tratar e prevenir o problema, que tal entender melhor o que ele é?

O que é dor nas articulações?

A dor nas articulações é uma sensação desconfortável nas áreas do corpo onde os ossos “se encontram” e que aparece ou aumenta conforme o corpo se movimenta, porque essas regiões são como dobradiças de portas.

Quando uma dobradiça é nova e/ou bem lubrificada, a porta se move facilmente, sem fazer barulho. Da mesma forma, uma articulação saudável permite às pessoas caminhar, correr, levantar objetos, mexer os dedos, as mãos, os pés e virar a cabeça livremente e sem dor.

E se essa dobradiça estiver enferrujada ou danificada? Nesse caso, se alguém tentar abrir ou fechar a porta, ela vai ranger ou até emperrar. Levando o comparativo para os seres humanos, esse será o exato momento da dor.

Aliás, as causas de incômodos nas juntas são tantas que valem um capítulo à parte. Continue a leitura.

Dores nas articulações: o que pode ser?

Salvo em situações de torção ou luxação, a dor em qualquer articulação aparece quando já existe algum problema ou desgaste naquela parte do corpo, seja devido ao uso excessivo das juntas, por conta do envelhecimento natural, da obesidade, doenças crônicas ou inflamações.

Mas não vá pensando que só porque os idosos são os que mais relatam esse tipo de incômodo que ele é exclusivo para quem tem idade avançada!

Problemas crônicos assim começam a se desenvolver muitos anos antes dos primeiros sintomas aparecerem e são consequência de uma série de hábitos. Muitos têm relação com sedentarismo, tabagismo e estresse ou com uma alimentação, no decorrer da vida, com excesso de açúcar e carboidratos.

Dores no corpo todo e nas articulações também podem estar associadas a condições genéticas e deficiências vitamínicas.

12 causas de dores nas articulações

Abaixo, estão listadas as 12 principais causas de incômodos nas juntas para pessoas de todas as idades, tanto homens quanto mulheres. Depois de conhecê-las, você confere também algumas alternativas de tratamentos e prevenção.

1.  Artrite reumatoide

Uma das principais “autoras” da dor articular, a artrite reumatoide acontece quando o sistema imunológico, que é tipo um exército de defesa do corpo humano, se confunde em relação a quem precisa combater e ataca as próprias articulações, achando que elas são invasoras.

Esse problema causa dores nas articulações e fraqueza muscular, juntas! Bem como rigidez e inflamações, podendo impactar outros órgãos e reduzir a expectativa de vida, uma vez que leve a doenças cardiovasculares, infecções e tumores.

Existem poucos estudos sobre artrite reumatoide na América Latina, mas um deles, realizado em Minas Gerais, levantou dados muito interessantes. Dá uma olhada!

  • Prevalência do problema em 0,46% na população de todo o estado.
  • Maior frequência de acometimento a mulheres que têm entre 30 e 50 anos.
  • Pico de incidência na quinta década de vida das pessoas.
  • Importância do histórico familiar, responsável por aumentar de 3 a 5 vezes o risco de desenvolvimento da artrite.

O levantamento aconteceu em 2021.

2.  Osteoartrite

A osteoartrite é como uma intrusa, uma doença enxerida, que afeta a cartilagem – tecido protetor das extremidades dos ossos – e, com o passar do tempo, a deixa desgastada.

Abaixo, estão listados alguns aspectos dessa complicação que você precisa conhecer.

  • Causa dor, rigidez e inchaço nas articulações.
  • Afeta joelhos, quadris, mãos e coluna, principalmente.
  • É muito comum surgir conforme o ser humano envelhece.

Antes que ela entre na sua vida sem tocar campainha, algumas mudanças de estilo de vida podem ajudar a afastar o convidado indesejado, dentre elas, praticar exercícios de fortalecimento muscular, cuidar do peso, fazer alongamentos e tomar os medicamentos recomendados por especialistas.

3.  Tendinite

A tendinite acontece quando os tendões – “fios” que ligam os músculos aos ossos e ajudam os movimentos a acontecer – ficam irritados por serem usados de forma muito repetitiva ou exagerada.

Essa complicação atinge algumas partes do corpo com maior frequência:

  • punho;
  • cotovelo;
  • ombro; e
  • joelho.

Mas também pode impactar em áreas nas quais você fez ou faz aquele esforço extra!

Geralmente, a tendinite não é um quadro grave e nada que o acompanhamento com um fisioterapeuta não ajude a aliviar.

4.  Bursite

Como toda “ite”, a bursite também é uma inflamação – de bolsinhas cheias de líquido que ficam perto das articulações, as chamadas “bursas”.

Essas bolsinhas funcionam como amortecedores e ajudam os músculos e tendões a deslizarem tranquilamente durante os movimentos, então, se estiverem inflamadas, você vai sentir dor!

A bursite costuma aparecer por causa de treinos intensos demais e/ou excesso de movimentos repetitivos e causa um desconforto danado. Ela traz, para a região afetada:

  • dor;
  • inchaço; e
  • alta sensibilidade.

Mas raramente causa grandes preocupações, principalmente se não for um caso crônico. Descanso, gelo, anti-inflamatórios e uma boa fisioterapia para fortalecer os músculos em volta da articulação ajudam bastante.

5.  Deficiência de vitamina D

Não é só para garantir aquele bronzeado que a vitamina D serve, viu? Ela também ajuda na absorção do cálcio e dá força para os tecidos musculares, por isso, mantê-la nos níveis aceitáveis pela medicina é fundamental.

Quando a vitamina D no sangue se uma pessoa está abaixo de 20 ng/mL (ou 50 nmol/L), a longo prazo, isso pode impactar nos ossos, deixando-os mais fracos e menos saudáveis, e as articulações também vão sentir o impacto.

Fique sabendo!

  • A ausência desse componente tão importante do organismo chega a causar dores, rigidez e até um certo desconforto nas articulações.
  • Os impactos são sentidos mais nas pernas, costas e joelhos.

Cuide-se.

6.  Gota

A gota, dita por muita gente como uma doença do passado, continua atingindo milhares de pessoas no país. Ela até ganhou fama porque transformou várias figuras icônicas em pacientes médicos, a exemplo de Charles Darwin, Michelangelo, Henrique VIII (aquele das seis esposas), Alexandre O Grande e Isaac Newton!

A complicação acontece quando existe um acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, o que causa dor e inflamação e pode ser desencadeada por fatores como:

  • má alimentação;
  • consumo excessivo de álcool; ou
  • lesões.

É provável que toda essa galera mencionada aqui em cima tenha sofrido bastante lá atrás por não realizar o tratamento adequado, que envolve uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida, então, faça como deve ser feito no século XXI e procure ajuda se for o seu caso, tudo bem?

7.  Infecções bacterianas

Artrite séptica e Doença de Lyme são dois exemplos de quadros infecciosos associados às dores articulares. Na primeira, as bactérias atacam uma articulação específica, que inflama, incha e fica muito quente. Isso gera uma dor intensa na área afetada.

Já a Doença de Lyme é transmitida através da picada de carrapatos infectados com a bactéria Borrelia burgdorferi. Essa condição pode causar dores nas articulações do joelho, além de outros sintomas, como erupções na pele, febre e fadiga.

8.  Lúpus

O lúpus é uma doença do sistema imunológico, o “exército” protetor do corpo e nem sempre se manifesta de forma violenta como o mundo já viu acontecer com pessoas famosas.

Às vezes, ele começa a atacar discretamente e somente alguns exames ajudam a identificá-lo, por isso, é importante ir ao médico em caso de incômodos persistentes, bem como fazer exames de rotina.

De um jeito ou de outro, o lúpus pode se manifestar de diferentes maneiras e os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas costumam incluir:

  • erupções na pele;
  • febre;
  • dores nas articulações; e
  • fraqueza muscular.

A doença precisa ser monitorada para não causar inflamações em órgãos e tecidos, como a pele e os rins.

9.  Fibromialgia

A doença que ficou ainda mais conhecida no mundo todo por atingir a estrela do pop, Lady Gaga, causa uma espécie de “sensibilidade extra” em várias partes do corpo, extremo desconforto muscular e nas articulações. Além disso, costuma impactar no cotidiano dos pacientes, ocasionando dificuldade para dormir, o que afeta a memória e a concentração.

O motivo exato do surgimento da fibromialgia no organismo ainda é desconhecido, mas acredita-se que fatores como genética e estresse possam contribuir.

E é possível tratá-la, sim! Geralmente, os médicos usam uma combinação de remédios, exercícios físicos, terapias e mudanças de hábitos para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

10.  Síndrome do túnel do carpo

Esta é uma condição médica que afeta o punho, causando dor nas articulações das mãos porque, quando ela acontece, significa que o nervo mediano está “apertado” dentro do túnel do carpo – que, por sua vez, funciona como uma passagem (bem estreita!) dos tendões e do próprio nervo, sendo formado por ossos e ligamentos.

A síndrome do túnel do carpo pode acontecer por diversos motivos, dentre eles:

  • inchaço dos tecidos ao redor do túnel;
  • movimentos repetitivos das mãos ou punhos; ou
  • lesões ou condições médicas, como artrite.

Seu principais sintomas incluem dormência ou formigamento nas mãos e dedos (especialmente polegar, indicador, médio e metade do anelar) e sensação de choque elétrico que irradia da mão para o braço.

Também é natural sentir fraqueza na mão afetada e dificuldade para segurar objetos e realizar atividades que exigem precisão, como abotoar uma camisa.

11.  Anormalidades estruturais

Mais causa de dores nas juntas que merecem a sua atenção, as anormalidades estruturais que mais causam dor envolvem:

  • desgaste da cartilagem;
  • hérnia de disco; e
  • articulações instáveis.

Pessoas que nascem com algum tipo de má-formação ou enfrentam problemas de desenvolvimento também costumam lidar com a situação no decorrer da vida.

12.  Ciatalgia

Por último, a ciatalgia acontece quando o nervo ciático “pinça”, ou seja, quando existe aquela sensação de fisgada na região da lombar. O incômodo surge acompanhado de dores nas articulações das pernas.

Sabe quando você fica sentado(a) por muito tempo, faz movimentos excessivamente bruscos ou carrega coisas pesadas? Tudo isso pode deixar o nervo ciático irritado e desencadear a ciatalgia!

Com exceção de quadros crônicos, a inflamação costuma passar em algumas semanas com repouso, exercícios de alongamento e, se necessário, medicamentos para a dor e, independentemente de qual for sua causa, ela merece atenção e cuidados específicos.

Aliás, isso vale para todos os 12 possíveis motivos de dores nas juntas trazidos até o momento neste artigo! Agora, veja como tratar essa chatice.

O que é bom para dor nas articulações?

Exercícios suaves, acompanhamento com fisioterapeuta, alimentação saudável e aplicação de compressas frias e quentes, seguindo orientação especializada, são alternativas não medicamentosas para aliviar o incômodo das crises articulares.

Se você já lançou mão desses recursos e, ainda assim, sente desconforto, existem outras possibilidades também naturais. Quer saber como tratar dores nas articulações? Confira a seguir sugestões que envolvem o consumo de cúrcuma e açafrão.

Como usar cúrcuma para dores nas articulações?

Muito comum na medicina Ayurveda, desenvolvida na Índia, a Cúrcuma é rica em um composto poderoso chamado “curcumina”, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e pode ser incluída na dieta de várias formas: temperando pratos, adicionando-a a sucos ou chás ou até mesmo tomando suplementos.

Se, quando há dor nas articulações, muitas vezes a causa é uma inflamação, é aí que a curcumina entra em jogo, ajudando a reduzir o quadro inflamatório, aliviando as dores e desconfortos.

Caso esteja difícil encontrar o insumo na sua cidade, uma alternativa igualmente interessante é o açafrão, mas eles não são a mesma coisa, apesar de bem parecidos.

Como usar o açafrão para dores nas articulações?

O procedimento mais simples é colocar um pouquinho de açafrão nas refeições diárias, como tempero de sopas, molhos, carnes, peixes, vegetais ou até no arroz! Ele vai dar um toque especial e saudável aos pratos.

E olha que bacana: o açafrão funciona melhor quando combinado com uma pitadinha de pimenta-do-reino. Juntos, eles são uma dupla poderosa para reduzir a inflamação e aliviar as dores.

Agora, se você quiser algo ainda mais reconfortante, experimente um chá de açafrão: é só ferver um pedaço pequeno de raiz da especiaria em meio litro de água e consumir uma bebida quentinha e cheia de benefícios para suas juntas!

✋ Atenção

Apesar de tantas alternativas naturais, a maioria dos brasileiros prefere recorrer a medicamentos farmacêuticos e, muitas vezes, depois de consultas médicas, a principal orientação será mesmo fazer isso. Principalmente em casos mais graves.

Um levantamento feito pela empresa InterPlayers entre fevereiro de 2021 e março de 2022, apontou que a procura por medicamentos para tratamento de dor crônica no país aumentou 109,53%.

Isso aconteceu por causa da tentativa de alívio de incômodos causados, em maioria, por dor de cabeça, hérnia de disco lombar, reumatismo e fibromialgia. A pergunta que fica é: o que tomar?

O que tomar para dor nas articulações?

Um remédio para dor nas articulações verdadeiramente adequado precisa ser prescrito por médicos especialistas no assunto. Ajudam na dor analgésicos de venda livre, como paracetamol, e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno. Relaxantes musculares podem aliviar o desconforto também.

Medicamentos

Recomenda-se analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares para alívio da dor e do desconforto causados por problemas nas articulações, mas, acima de tudo, a indicação mais importante é: procure um médico para um diagnóstico assertivo e adequado.

Ômega-3

O ômega-3, encontrado no óleo de peixe, também costuma contribuir para a vida de quem sofre com articulações doloridas porque tem propriedades anti-inflamatórias, assim como o gel de arnica, que pode ser aplicado diretamente na área do incômodo.

Suplementos

Alguns pacientes costumam fazer uso de suplementos de glucosamina ou condroitina, que ajudam a fortalecer a cartilagem e reduzir o desgaste, mas esse é um caminho melhor para prevenção do que para tratamento.

Imunossupressores

Em condições autoimunes, como a artrite reumatoide, serão recomendados e prescritos por reumatologistas os imunossupressores – Azatioprina, Mercaptopurina, Metotrexato ou similares.

Injeções

Para aliviar a dor da osteoartrite avançada, alguns pacientes fazem uso de injeções de ácido hialurônico, que agem diretamente na área afetada, ajudando a lubrificar a articulação. Elas também precisam ser recomendadas e prescritas por especialistas.

Medicamentos opióides (em último caso)

Para situações de dor intensa, alguns doutores costumam pedir aos pacientes que façam uso controlado de medicamentos opióides, como Tramadol, Oxicodona, Codeína e Metadona.

A cautela nesses casos deve ser extrema! O uso das alternativas é restrito e requer monitoramento constante, não só por conta do risco de dependência, como pelos efeitos colaterais, que envolvem náuseas, constipações e sonolência excessiva.

E, se você ainda não tem nenhuma doença crônica que torna inevitáveis as crises e não quer virar sócio(a) de carteirinha da farmácia do bairro, o jeito é cuidar para prevenir dores nas articulações.

Como prevenir dores nas articulações: 5 dicas incríveis

Se liga nestas cinco dicas para você adicionar ao seu checklist das juntas em dia!

1.  Pratique exercícios físicos

Movimentar o corpo é essencial nessa prevenção – o melhor remédio, como diz o ditado –, então, pratique atividades físicas de forma regular para fortalecer os músculos ao redor das articulações e melhorar sua flexibilidade e mantenha um peso saudável para reduzir a pressão sobre suas pernas e joelhos.

2.  Tenha uma dieta equilibrada

Anote o que comer!

  • Frutas vermelhas (cereja, morango, romã e goiaba)
  • Verduras verde-escuro (brócolis, espinafre, couve e acelga), fontes de antioxidantes e ricas em cálcio.
  • Alho e cebola para ajudar nas inflamações.
  • Gorduras boas para a proteção da cartilagem.

Você vai encontrar essas gorduras em amêndoas, nozes, pistache, linhaça, azeite de oliva e chia.

E o que evitar?

  • Sal e açúcar em excesso.
  • Gorduras saturadas presentes em carnes vermelhas, laticínios e embutidos.
  • Bebidas alcoólicas.

Não precisa eliminar esses itens da sua vida, mas é bom saber que o exagero deles, além de aumentar o risco de quadros inflamatórios e das dores, pode prejudicar sua recuperação se você já estiver em tratamento.

3.  Preste atenção à sua postura

Sabe quando sua mãe insistia para você sentar direito? Para variar, ela estava certa!

A postura adequada é essencial para a saúde das articulações, principalmente da coluna, do pescoço e dos joelhos e, quem tem costume de ficar curvado ou com os ombros caídos, coloca muita pressão sobre as juntas, o que pode causar dores e desconfortos constantes a longo prazo.

Se você fica muito tempo sentado em frente ao computador, que tal ajustar a altura da cadeira para que seus pés estejam sempre apoiados no chão e sua coluna reta? Assim, você deixa de sobrecarregar a região lombar e a própria cervical!

Quando estiver carregando sacolas de compras, divida o peso entre as duas mãos para equilibrar o corpo e deixar de forçar só um dos lados, poupando ombros e cotovelos.

Por fim, na hora de abaixar para pegar algo do chão, dobre os joelhos em vez de curvar a coluna. Abaixe-se tentando evitar aquele formato de “C”: esse cuidado protege suas costas e evita lesões.

4.  Evite fazer movimentos repetitivos por longos períodos

Faça pausas regulares. Os dias de descanso são vitais para quem quer prevenir as dores nas articulações. Pessoas que trabalham digitando o dia inteiro, por exemplo, a longo prazo estressam os dedos, mãos e punhos.

Mas a dor não aparece só para quem vive na frente do computador! Outras atividades, como levantar e carregar objetos pesados várias vezes ao dia, também podem sobrecarregar as articulações, principalmente na coluna e nos ombros.

Nesses casos, o indicado é, se possível, mudar a forma como faz as atividades rotineiras. Por exemplo, se você precisa levantar e carregar caixas, tente usar um carrinho ou dividir o peso entre duas pessoas. Assim, suas articulações não vão sair no prejuízo.

5.  Alongue-se!

Alongar o corpo ajuda a relaxar e reduzir a tensão nos músculos ao redor das articulações, aliviando as dores e evitando futuros problemas e qualquer tipo de alongamento, incluindo esticar os braços, pernas, pescoço e fazer movimentos circulares suaves, serve!

  1. Vá devagar e não force além do que seu corpo permite.
  2. Mantenha uma respiração profunda e constante durante o alongamento.
  3. Estique-se em diferentes direções.
  4. Deixe a gravidade agir suavemente para aumentar o estiramento.
  5. Mantenha cada posição por 20 a 30 segundos.
  6. Depois, chacoalhe-se um pouquinho para a energia circular.

Ao perceber que está na mesma posição por horas, levante, siga se passo a passo e caminhe até a cozinha.

Ouça o seu corpo, vá até onde se sentir confortável e nunca force demais. Adicione essa prática a sua rotina, melhore sua qualidade de vida e, de quebra, evite ou minimize qualquer problema nas suas tão valiosas juntas, seja hoje ou no futuro!

Fonte: Texto retirado do Blog Atletis
Link: https://www.atletis.com.br/dores-nas-articulacoes

Fonte: Flowing