• 26 setembro, 2023

10 Passos para começar um jardim comunitário

Em Vancouver, os desenvolvedores descobriram que transformar seus lotes vagos em hortas comunitárias, enquanto esperavam para seu próximo projeto para estar pronto poderia salvá-los centenas de milhares de dólares em impostos municipais. Colocar um jardim em um site comercialmente zoned permite que ele seja reclassificado como parque público ou para o jardim, resultando em uma economia 80% de imposto – mesmo se é sabido que o jardim é temporária. Em uma propriedade centro da cidade onde um parque de estacionamento do hotel foi convertido a uma fazenda urbana, o proprietário do imóvel está economizando US $ 132,000 por ano em impostos.

Dadas as realidades do valor das terras de imóveis nas cidades, esta política, pelo menos recompensas desenvolvedores para a criação de jardins e gestão de algumas delas – ainda que temporariamente. Para os jardineiros da comunidade envolvidos, mesmo recebendo uma parcela temporária é, obviamente, vale a pena.

Conseguir um site Jardim Permanente

Os jardins mais seguros são aqueles que fizeram seu caminho para as terras públicas já protegidos do desenvolvimento – parques, escolas, e direitos de passagem para linhas de energia ou o acesso de esgoto.

As hortas comunitárias entregar o seu maior valor agregado quando eles estão localizados em lugares que ainda não estão verdes e protegidas – locais como estacionamentos e abandonadas instalações industriais.

O jardim do quintal de dois quarteirões

“Compartilhamos ferramentas, organizamos grandes compras de sementes, composto e aluguel juntos para reduzir as taxas”, diz Kate Sutherland, uma das organizadoras. “Todas as semanas vamos ao jardim de uma pessoa para lidar com um grande projeto que levaria uma única pessoa pelo menos um ou dois dias para fazer por conta própria. Os resultados têm sido bastante dramáticos, visual e emocionalmente. Todos nós ficamos maravilhados com a forma como simples, eficaz e gratificante. “

Eles até já produziu um manual, A dieta de dois blocos: Um Unmanual. Ele inclui a advertência de que “cada bairro é diferente, e só você vai saber se as coisas estão indo para o trabalho na sua área.” 

10 Passos para começar um jardim comunitário
  1. Organizar uma reunião de pessoas interessadas. Determinar se um jardim é realmente necessária e desejada, que tipo deve ser (vegetal, de flores, tanto orgânica?), Que irá envolver e quem se beneficia. Convide os vizinhos, lojistas, organizações comunitárias, jardinagem e sociedades hortícolas, superintendentes de construção (se for em um prédio de apartamentos) – qualquer um que é provável que esteja interessado.

  2. Formar um comitê de planejamento. Devem ser pessoas comprometidas e com tempo para se dedicar a isso, pelo menos nesta fase inicial. Escolha um bom organizador para ser o coordenador do jardim. Forme comitês para lidar com tarefas específicas, como financiamento e parcerias, atividades juvenis, construção e comunicação.

  3. Identificar todos os seus recursos. Faça uma avaliação dos ativos da comunidade. Que habilidades e recursos já existem na comunidade que podem ajudar na criação do jardim? Contate planejadores municipais locais sobre possíveis locais, bem como sociedades de horticultura, redes de hortas comunitárias e outras fontes locais de informação e assistência. Procure em sua comunidade pessoas com experiência em paisagismo e jardinagem.

  4. Aproxime-se um patrocinador. Alguns jardins “auto-sustentação” através de cotas, mas para muitos, um patrocinador é essencial para a doação de ferramentas, sementes ou dinheiro. Igrejas, escolas, empresas privadas, ou em parques e departamentos de recreação são todos os adeptos possíveis. Um jardim levantou dinheiro com a venda de “centímetros quadrados” de US $ 5 cada um para centenas de patrocinadores.

  5. Escolha um site. Considere a quantidade de luz solar diária (os vegetais precisam de pelo menos seis horas por dia) e a disponibilidade de água e faça testes de solo para possíveis poluentes. Descubra quem é o dono da terra. Os jardineiros podem obter um contrato de arrendamento por pelo menos três anos? O seguro de responsabilidade civil será necessário?

  6. Elaborar e desenvolver o site. Na maioria dos casos, a terra terá uma preparação considerável. Organizar equipes de trabalho voluntário para limpá-lo, coletar materiais e decidir sobre a concepção e arranjo de parcelas. Comunidade jardineiro Velma Johnson, a partir do 3400 Flournoy Bloco Garden Club em Chicago, enfatiza a necessidade de ter uma visão de longo prazo desde o início para o futuro do jardim.

    “Você precisa olhar cinco anos ou mais à frente ao projetar uma horta comunitária e, em seguida, trabalhar em direção a essa visão. Provavelmente, a horta passará por duas ou três transformações ao longo do caminho e será mais fácil trabalhar e gerencie essa mudança se você souber como será o jardim no futuro. “

  7. Organizar o jardim. Decida quantas parcelas estão disponíveis e como serão atribuídos. Deixe espaço para armazenamento de ferramentas, preparar o composto e não se esqueça os caminhos entre parcelas. Plante flores ou arbustos em torno das bordas do jardim de promover a boa vontade com jardinagem não-vizinhos, transeuntes e autoridades municipais.

  8. Plano para as crianças. Considere a criação de um jardim especial só para crianças – incluindo-los é essencial. Uma área separada que lhes está reservada lhes permite explorar o jardim na sua própria velocidade.

  9. Determinar regras e colocá-los por escrito. Os jardineiros estão mais dispostos a cumprir as regras que eles criaram. As regras básicas ajudam os jardineiros a saber o que se espera deles. Pense nisso como um código de comportamento. Alguns exemplos de questões que são mais bem tratadas por regras acordadas são: Quotas – como o dinheiro será usado? Como os lotes são atribuídos? Os jardineiros compartilharão ferramentas, se reunirão regularmente e farão a manutenção básica?

  10. Ajude os membros de manter contato uns com os outros. Algumas maneiras de fazer isso são: formar uma árvore telefônica, criar uma lista de e-mail, instalar um quadro de avisos à prova de chuva no jardim ou realizar celebrações regulares. As hortas comunitárias visam criar e fortalecer comunidades.

Fonte: Texto retirado do Blog Innerself
Link: https://pt.innerself.com/redes-sociais/democracia/ativismo/8310-10-passos-para-iniciar-uma-horta-comunit%C3%A1ria.html

Fonte: Flowing