• 14 julho, 2020

10 instituições com cursos gratuitos para alavancar suas finanças na quarentena

A reclusão imposta pela pandemia do novo coronavírus tem obrigado muitas pessoas a ficar casa, inclusive para trabalhar de home office. Em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, as regras ficaram mais rígidas a partir da última terça-feira (24), com o fechamento do comércio, como shoppings e restaurantes. 

Para ocupar o tempo livre e se precaver de possíveis impactos econômicos causados pelo Covid-19, o CNN Brasil Business listou dez instituições que oferecem cursos onlines e gratuitos na área de finanças pessoais e investimentos. São formações que ensinam desde a organizar as contas até a investir no Tesouro Direto.

Confira algumas das principais. 

1- Fundação Getulio Vargas (FGV) 

Cursos: “Como planejar a aposentadoria”; “Como organizar o orçamento familiar”, “Como gastar conscientemente”, “Como fazer investimentos 1 e 2”, “Análise introdutória de crédito e risco de crédito”, “Introdução à Administração Estratégica”, “Introdução a finanças: sistema financeiro e geração de valor” e “Fundamentos de Finanças”.

Foco: Nove cursos, de um total de sessenta oferecidos, têm relação mais direta com a áera financeira. Os objetivos são diversos, mas têm como principais abordagens o planejamento para melhor organizar as contas (de aposentadoria ao orçamento) e ensinar conceitos básicos de finanças. Também há opções para quem aprender a investir, com módulos dedicados a fundos e ações. 

Público: Interessados em finanças, planejamento e investimentos.   

Duração: Variada. Há cursos de 5h (Fundamentos de finanças) e outros de 12h (Como fazer investimentos”). 

2- Comissão de Valores Mobiliários (CVM) 

Cursos: “Matemática financeira básica”, “Educação financeira para jovens” e “Poupança e investimento”

Foco: Apresentar conceitos introdutórios sobre finanças, além de aplicações práticas, que capacitem o inscrito a lidar melhor com as situações cotidianas, como poupar e sair do endividamento. 

Público: Público jovem, com conhecimentos superficiais em finanças, mas interessado em aprender a lidar melhor com o dinheiro. 

Duração: O primeiro tem duração de cinco horas, e os dois seguintes, de 15 horas. Para obter o certificado de participação é necessário obter um mínimo de 70% de acertos na avaliação final. 

3- Tesouro Nacional 

Cursos: “Introdução ao Tesouro Direto”; “Tesouro Direto Intermediário”; “Tópicos Avançados do Tesouro Direto”. 

Foco: Ensinar quem não conhece e aperfeiçoar conhecimentos de quem já tem alguma noção de como investir no Tesouro Direto. Realizado em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), que emite um certificado de participação, se o curso for feito na plataforma da instituição de ensino. 

Público: Voltado a quem quer aprender a investir em títulos públicos, especificamente no Tesouro Direto. 

Duração: Variável, de acordo com a disponibilidade de tempo para leitura dos arquivos disponibilizados para cada curso. 

4- Banco Central (BC) 

Cursos: “Gestão de finanças pessoais” e “Formação de multiplicadores da série ‘Eu e meu dinheiro’”. 

Foco: O primeiro é composto por vídeos animados e aborda conceitos básicos do cotidiano, como gastos, poupança e investimento. O segundo traz um debate com especialistas sobre assuntos como o uso do crédito e a importância de poupar.

Público: A todos que não têm conhecimentos profundos na área de finanças, e buscam um contato inicial. 

Duração: 20 horas e 10 horas, respectivamente. 

5- Senai-SP

Curso: “Competência transversal – finanças pessoais”

Foco: O objetivo, segundo a instituição, é “tornar o estudante apto a identificar a importância do equilíbrio financeiro para obter mais qualidade de vida, tranquilidade e motivação”.

Público: Não há restrições de idade ou perfil, basta ter interesse na área de finanças. 

Duração: 14 horas. 

6- Insper 

Curso: “Administração financeira”

Foco: Capacitar o estudante a iniciar uma transição de carreira, iniciar seu próprio negócio ou até se preparar para cursos de pós-graduação na área de administração.

Público: Pessoas com familiaridade com matemática básica e algum conhecimento estatístico.

Duração: 28 horas 

7- USP 

Cursos: “Consolidando empresas: estrutura jurídica e financeira” e “Econometria básica aplicada” 

Foco: O primeiro pretende ajudar o estudante a oficializar uma empresa, e incluem módulos de planejamento fiscal e gestão financeira. O segundo, mais técnico, é dedicado a alunos que querem entender modelos e testar hipóteses a partir de variáveis econômicas.

Público: Empreendedores ou interessados em empreender, além de estudantes de economia ou aspirantes na área. 

Duração: 11 horas e 15 horas, respectivamente. 

8- Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) 

Curso: “Finanças sem segredos”

Foco: Dar ferramentas a profissionais do ensino para que tratem de educação financeira e todas as suas premissas em sala de aula.

Público: Educadores sociais e professores do ensino fundamental e médio.

Duração: Variável, a depender da disponibilidade de tempo para ler o material.

9- Magnetis 

Curso: Investimentos 

Foco: Aborda desde a definição de objetivos financeiros para aprender a investir, até o uso de ferramentas para comparar investimentos.

Público: Interessados a aprender a investir em diversos mercados, de renda fixa e variável. Ensina a separar um colchão financeiro para começar e saber identificar as melhores opções de ativos, de acordo com o perfil do aluno. 

Duração: Variável, a depender da disponibilidade de tempo para cumprir cinco aulas. 

10- ParMais 

Cursos: “Como ter uma boa saúde financeira”; “Como cuidar do seu dinheiro”; “Nove passos para sair das dívidas”; “Faça seu dinheiro trabalhar para você”; e “Sete pecados capitais financeiros”.

Foco: Educar para melhorar a gestão financeira, ajudar a sair das dívidas, e criar um fluxo de caixa positivo. 

Público: Diversificado. 

Duração: Variável, a depender da disponibilidade de assistir a todas às vídeo-aulas. 

Fonte: CNN 26/03/2020


Fonte: Flowing