• 20 abril, 2022

10 dicas para diminuir o impacto que seu consumo faz no planeta

Em um mundo cada vez mais consumista, as pessoas nem sempre sabem da conta salgada que o meio ambiente paga por isso. Você já parou para pensar sobre como os seus hábitos de consumo impactam de forma negativa todo o planeta? O problema é que somos 7,6 bilhões de pessoas no mundo e pouco mais de 6% das pessoas têm essa consciência ambiental.

Você vai conhecer 10 dicas sobre como você pode amenizar os impactos que seu consumo faz no planeta. Pode não resolver todos os problemas, mas já é um bom começo.

Compre somente o necessário

Evite gastos supérfluos especialmente com vestuário. Abarrotar seu guarda-roupas com peças que você só comprou porque estavam em promoção, mas que nunca usou, pode impactar em cheio o meio ambiente.

Evite andar de carro

Você sabia que a emissão de gás carbônico emitido pelos carros de todo o mundo estão em níveis alarmantes? Faça sua parte e, sempre que for possível, procure uma forma mais saudável de se locomover pela cidade como bicicletas, por exemplo. Sua saúde também agradece.

Diminua o consumo de carne bovina

A carne é o alimento mais poluente do planeta, pois é a matéria-prima da maioria das indústrias. Além de fazer bem para sua saúde, pode ter impacto bastante positivo para o ambiente. Consuma carne bovina somente 1 vez por semana.

Prefira produtos orgânicos

Além de serem muito mais saudáveis, os alimentos orgânicos causam menos danos à natureza. Eles podem até ser mais caros, mas o meio ambiente agradece seu consumo e tem mais tempo de vida.

Consuma tudo pela metade

Essa dica pode até parecer um pouco estranha, mas é uma das principais formas do nosso consumo afetar menos o meio ambiente. Coma menos, gaste menos com coisas supérfluas, coloque menos combustível no tanque do carro, compre menos roupas. Em suma, seja menos consumista!

Troque mais, descarte menos

O compartilhamento de bens é um exemplo de forma de consumo cujo foco está em utilizar, não acumular. A chamada “economia colaborativa” possibilita que várias pessoas utilizem um mesmo objeto, sem possuí-lo ou pelo menos não para sempre.

Evite o desperdício

Limitar o consumo também é uma maneira de reduzir seu impacto. Evitar as compras feitas por impulso e desperdício de alimentos pode ajudar bastante o planeta, que clama por socorro. Menos é mais!

Doe o que você não usa mais

Várias objetos que colocamos no lixo podem ser úteis para outras pessoas. Doe tudo aquilo que você não usa mais, desde que esteja em bom estado de conservação. Pode ser roupas, sapatos, móveis, eletrodomésticos, entre outros. Isso ajuda a diminuir o consumo no planeta.

Reduza e separe o lixo

Não basta apenas reciclar o que é possível, mas diminuir a quantidade de lixo produzido diariamente. Separe o lixo em quatro categorias: orgânico, papel, metais, alumínio e plástico. Pilhas, baterias e celulares antigos devem ser entregues em locais destinados para o descarte. Eles jamais devem ser jogados no lixo comum, pois os compostos em seu interior contaminam o solo.

Use sacolas retornáveis

A sacola de plástico chega a representar 40% das embalagens jogadas no lixo e leva até 400 anos para se decompor. Ao escolher uma sacola para carregar suas compras, o consumidor deve se preocupar com a durabilidade do material usado em sua confecção. Quanto mais resistente, melhor, pois será usada por mais tempo antes de ir para o lixo.

Pode até não ser fácil, mas se começarmos a mudar nossos hábitos pouco a pouco, podemos deixar um mundo menos poluído para futuras gerações.

Fonte: Metlife

Fonte: Flowing