Sair para se divertir, conversar, bater um papo que não seja sobre o trabalho, mas sobre aquele esporte que você pratica ou aquele programa de TV que você adora assistir às seis da tarde.
Esses são alguns meios de eliminar o estresse do dia a dia e deixar de lado os problemas, mas, além disso, são práticas que ajudam a melhorar a relação com seus amigos e familiares.
Muitas vezes você pode estar se sentindo mais triste que o normal, desanimado com situações que vêm ocorrendo em sua vida e fica com dúvida para quem recorrer, não é mesmo?
Que é bom ter amigos, todo mundo sabe. Mas, e se refletirmos um pouco mais? Por que será que nos sentimos bem rodeados de pessoas tão diferentes, mas que ao mesmo tempo nos compreendem como ninguém?
Amigo é aquele com quem conseguimos conversar sobre praticamente tudo, relevando nossos sentimentos mais íntimos. Não há julgamento ou constrangimento, e o amor não tem definições ou explicações.
Os laços de uma amizade são profundos e vão desde uma palavra de conforto até algum conselho duro, quando necessário. Mas, qual o valor terapêutico de uma amizade?
Um amigo nos faz crescer e amadurecer, pois é uma pessoa que faz parte de nossa vida por escolha e com quem aprendemos a conviver.
Com ele, aprendemos o que é amor incondicional e são nossos primeiros vínculos de relações de paridade, ou seja, não há autoridade e sim respeito mútuo.
Com a troca de experiências, aprendemos mais sobre nós mesmos e conhecemos novos modos de se relacionar com as mais diversas personalidades. Aprendemos a ser flexíveis, compreensivos e conselheiros.
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que o ser humano não nasceu para ser solitário. Somos seres sociais, que necessitam constantemente de outros para complementar a nossa felicidade.
Queremos testemunhas para nossas vitórias e derrotas, pois é com a amizade que construímos a afetividade e manifestamos e experimentamos o amor e o carinho, sentimentos que nos tornam humanos.
Um amigo é uma fonte de segurança e também um apoio psicológico – que todos nós precisamos.
Fonte: texto retirado do blog Psicólogos Berrini
Link: https://www.psicologosberrini.com.br/blog/terapia-entre-amigos/