O ato de recomeçar costuma vir acompanhado de dor e um sabor de derrota ao fundo. Você sabia que não precisa ser assim?
Recomeçar, inclusive, pode às vezes ser a única alternativa de seguir em frente. Encerrar ciclos faz parte da vida. Quando algo velho termina, é preciso que o novo tome corpo… Não há como escapar dessa roda de acontecimentos.
Quando você termina um relacionamento, encerra um trabalho, muda de cidade, pode ficar com receio de sofrer outra vez.
Mas, acredite: recomeçar é preciso!
Até as árvores precisam perder suas folhas antes de voltar a florescer. Com a natureza humana, não é diferente. Chorar, sentir raiva, ficar frustrado… Tudo isso faz parte do processo de recomeçar.
E tudo bem sentir saudade daquele emprego, viu? Com certeza, apesar dos pesares, existiram situações positivas que você gostava. Sinta tudo isso. Mas, perdoe! O perdão é o passaporte para você mudar. Acredite, novos voos esperam para ser alçados.
Chorar faz bem, mas não por muito tempo. Passada a fase do luto, chega o momento de avistar novos horizontes.
Assumir responsabilidades e riscos diante de um futuro que pode parecer incerto é essencial para deixar o passado para trás. Se você continua remoendo o que poderia ter acontecido e não aconteceu, pare agora mesmo.
Se está difícil estabelecer uma grande meta, comece com pequenos objetivos. Seja começar a praticar exercícios, mudar o visual ou mesmo ir a um restaurante que você tem vontade. Vá devagar, o importante é não ficar parado no tempo.
Para complementar a dica acima, é preciso que você entenda o processo de recomeçar. Ele não é instantâneo, mas sim lento. Pense um pouco: se você nunca praticou corrida, começar correndo uma maratona pode ser uma péssima ideia, certo?
Afinal, já começa forçando demais o corpo todo. Dificilmente alcança uma boa posição e no final pensa que não devia nem ter começado.
Ora, quando você começa correndo poucos quilômetros, pode aumentar a distância a cada dia. Até estar apto a competir uma maratona.
Sua própria vida é reflexo de anos de construção. Se você demorou tantos anos para chegar onde chegou em diferentes aspectos, não será em poucos dias que tudo vai mudar. Para recomeçar, é preciso paciência.
Para recomeçar, é preciso saber quem você é e aceitar essa pessoa. Todos procuramos “aprovação”, porém, para sermos aceitos por quem vem de fora, primeiro é necessário aceitar a si mesmo.
Provavelmente, você carrega alguns aspectos consigo que não gosta muito. E tudo bem! No entanto, é preciso tomar consciência deles para enxergar-se como um todo. No fim, você perceberá que esses aspectos são apenas partes de nós.
Já pensou o que seria de você sem os seus defeitos? Pois é!
O processo de recomeçar exige que você se sinta bem em relação ao seu crescimento pessoal. Muito mais que um prazer momentâneo, esse sentimento tem o poder de fortalecer a sua alma e te fazer um ser humano melhor.
Como visto, recomeçar é algo que todo ser humano irá se deparar em alguma fase da vida.
Fonte: texto retirado do blog Psicólogos.com.br
Link: https://www.psicologo.com.br/blog/nunca-e-tarde-para-recomecar/