• 10 junho, 2024

Amizade tóxica: 9 sinais de que a relação não é saudável!

Quando falamos de relacionamentos tóxicos, a maioria das pessoas pensa apenas nas relações amorosas. Acontece que, além delas, também existe a amizade tóxica.

É isso mesmo! Saiba que entre amigos também podem acontecer as relações tóxicas, que são prejudiciais a uma das partes envolvidas ou a ambas.

No entanto, como em qualquer outro relacionamento, esse tipo de convívio não é saudável e precisa ser olhado com atenção, uma vez que pode limitar o indivíduo, prejudicar os seus outros vínculos e afetar a sua saúde mental.

Pensando nessa importante questão, preparamos este artigo. Vamos falar sobre a amizade tóxica e os sinais que indicam que a relação com o seu amigo não vai bem. Confira!

O que é uma amizade tóxica?

A amizade tóxica se refere àquela amizade que causa algum tipo de sofrimento. Nela, em vez de sentir prazer ao estar ao lado do amigo, é normal se sentir triste, estressado, deprimido e, muitas vezes, cansado, como se algo sugasse as suas energias.

Dessa forma, quando menos se imagina, você tem a sua saúde mental e a sua autoestima afetada de forma severa e, em alguns casos, pode até romper outras relações, sejam essas amorosas, familiares ou com outros amigos.

Quais são os sinais de uma amizade tóxica?

Nem sempre é simples identificar uma amizade tóxica, principalmente no início. No entanto, com o passar do tempo, você pode começar a perceber que está em uma amizade nada saudável.

Abaixo, listamos algumas atitudes de amigos tóxicos para se atentar:

1. Competitividade

Um forte indício de que o seu amigo está sendo tóxico é a competitividade que ele cria com você. Isso significa que diante de uma conquista que você obtém, ao invés de celebrá-la com você, ele dá sinais de que deseja te superar.

2. Diminuição da sua autoestima

Associada à competitividade, em uma amizade tóxica, o seu amigo tenta te diminuir.

Aqui, ele pode tentar diminuir as suas conquistas e é comum que sempre aponte os seus erros e as suas inseguranças com críticas nada construtivas.

Além disso, o amigo tóxico fala diversas vezes sobre algumas características físicas suas que você não gosta e que ele sabe muito bem.

Portanto, há uma nítida tentativa de te colocar como alguém inferior e incapaz.

3. Fofoca

Em uma amizade tóxica, também é muito comum você descobrir que aquela pessoa que você considera como amigo fala mal de você pelas costas e ainda compartilha os seus segredos com terceiros.

Ou seja, ele não é alguém confiável e tenta prejudicar a sua imagem diante de outras pessoas.

4. Excesso de ciúmes

Outra característica da amizade tóxica é o sentimento de posse e o ciúme excessivo. Aqui, o amigo tenta impedir que você tenha contato com outras pessoas, como amigos, familiares e parceiros.

É comum utilizarem desculpas e até fazerem chantagem emocional para evitar que você esteja na companhia de outras pessoas.

Com isso, você pode acabar rompendo importantes vínculos e, quando se dá conta, percebe que só tem aquela pessoa em sua vida.

5. Invalidação

Na amizade tóxica, o amigo em questão também costuma invalidar os sentimentos do outro. Isto é, quando você relata algum problema ou alguma angústia, por exemplo, ele simplesmente te ignora, não dá a devida atenção e procura falar sobre si próprio.

Ou seja, apenas os assuntos que são de seu interesse – sobretudo sobre ele mesmo – são importantes e valem a pena serem pautados nas conversas entre vocês. 

6. Atribuição de culpa

Um amigo tóxico também vai tentar te culpar por todos os problemas que acontecem com ele. Isso pode acontecer de forma explícita ou não.

A sua capacidade de manipulação é tão grande, que ele realmente vai fazer você acreditar que a culpa é sua, mesmo em situações nas quais você não está diretamente envolvido.

7. Vivência de situações desconfortáveis

Propositalmente, um amigo tóxico vai te colocar, por diversas vezes, em situações desconfortáveis e que possam ativar gatilhos emocionais em você.

Sim, ele sabe daquilo que te incomoda, que pode te causar pânico e/ou que é traumatizante para você e, ainda assim, procura criar situações para que você se sinta mal.

Naturalmente, isso é péssimo para a saúde mental de qualquer pessoa, pois pode desencadear estresse e crises de ansiedade.

8. Humilhação em público

Outro sinal de uma amizade tóxica é quando o seu amigo tenta te humilhar e te diminuir na frente de outras pessoas, seja por meio de um comentário maldoso, um elogio duvidoso ou com uma “brincadeira” carregada de ofensa.

E quando alguém percebe e reprime a pessoa, ela tenta se fazer de vítima, como se não tivesse falado aquilo de forma intencional.

9. Tentativa de mudar o seu jeito

Por fim, um último indício de que você pode estar em uma amizade tóxica é quando o outro tenta mudar o seu jeito de ser, a sua forma de falar e de se vestir, etc.

Ou seja, ele tenta te enquadrar dentro das expectativas que ele criou e, para isso, manipula você para te moldar como deseja. Isso pode acontecer por diversas razões, como inveja, competitividade ou até mesmo a necessidade de controle.

Quais são os efeitos negativos da amizade tóxica?

Como é possível perceber, a amizade tóxica pode impactar negativamente a sua autoestima, bem-estar e saúde mental. Além disso, em muitos casos, ela pode até mesmo desenvolver desordens na saúde física.

Também não é incomum que você se sinta cada vez mais inseguro, sozinho – uma vez que se afastou das pessoas – e rodeado de pensamentos negativos e de inferioridade.

Há, ainda, um cansaço e um estresse enormes no dia a dia, simplesmente porque suas energias foram sugadas.

Por fim, um outro efeito negativo de uma amizade tóxica é o fato de você se sentir mal consigo mesmo, uma vez que a sua autoimagem é afetada e você começa a ressaltar apenas as suas características que não gosta.

Como lidar com um amigo tóxico?

Basicamente, existem dois caminhos a serem tomados em uma amizade tóxica: ou tentar salvar a amizade por meio do diálogo ou pôr um fim na relação.

Caso seja uma amizade de muitos anos e que você queira tentar dar uma chance, então será necessário conversar com o seu amigo e dizer como você se sente.

Aqui, o ideal é que você fale sobre você e sobre os seus sentimentos e expectativas dentro da relação. Isso porque, se você for falar sobre os erros dele, muito provavelmente ele tentará reverter a situação.

Por outro lado, se você perceber que o relacionamento não vai melhorar ou simplesmente acha que não vale a pena insistir nessa amizade, então não tenha medo de romper esse vínculo.

Em alguns casos, principalmente no caso de amigos antigos, isso pode ser doloroso, mas muitas vezes necessário, considerando que você precisa se preservar e estar apenas em relações saudáveis e recíprocas.

Vale dizer que, para passar por essa fase de uma forma menos sofrida, a ajuda de um psicólogo em uma terapia pode ser útil, para que você tenha clareza da toxicidade da relação e consiga dar novos passos nessa reconstrução.

Fonte: texto retirado do blog Psicologos Paulista
Link: https://www.psicologospaulista.com.br/blog/amizade-toxica/

Fonte: Flowing