• 22 março, 2022

Como cuidar do seu colaborador em relação à diabetes

A diabetes é uma doença causada pela deficiência na regulação do índice de açúcar no organismo.

Embora seja uma condição com tratamento baseado em uso de medicamentos e mudança nos hábitos de vida, ela é uma doença crônica, ou seja,não tem cura. 

Dentre as doenças crônicas, a Diabetes Mellitus é uma das que mais avança no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, de toda a população mundial de diabéticos, 4% estão no Brasil, sendo que entre 2006 e 2016 o aumento de brasileiros com diabetes foi de 61,8% passando de 5,5% para 8,9% da população.

Por ter caráter silencioso, muitas pessoas não percebem seu desenvolvimento e só descobrem a doença quando esta já se encontra em um nível irreversível com grandes prejuízos à saúde. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil 45% a 50% das pessoas com diabetes não sabem que têm a doença, e entre os que sabem, 20% não fazem seu acompanhamento.

Esta falta do controle da Diabetes faz com que o nível de açúcar no sangue (glicemia) mantenha-se elevado, o que pode ocasionar, em longo prazo, complicações como, neuropatia (nervos), nefropatia (rins) e a retinopatia (olhos). Essas complicações podem evoluir para a amputação dos membros inferiores, cegueira e insuficiência renal. Além disso, quem tem diabetes está mais propenso a desenvolver problemas cardiovasculares, como infarto e AVC.

A diabetes também é uma das principais causas de internação, afastamentos médicos, e incapacitações clínicas, de modo que, além de prejudicar a capacidade laboral das pessoas, também traz grandes perdas à qualidade de vida de seus portadores.

Entendendo o ambiente de trabalho como um espaço de vida em que os colaboradores são parte fundamental, cuidar da saúde destes, além de propiciar uma melhora física e de bem estar ao colaborador, também reflete em sua disposição, e satisfação no trabalho. 

Diante disso,  a atenção a doenças crônicas como a diabetes deve ser levada em consideração dentro das empresas. Através de programas, iniciativas e ações de promoção à saúde é possível minimizar a incidência e os efeitos da doença e consequentemente aumentar a qualidade de vida dos colaboradores. 

É interessante que a empresa invista em programas de gestão de crônicos com ações voltadas para prevenir o desenvolvimento das doenças crônicas ou minimizar suas complicações. 

Seguem alguns pontos que podem ser adotados pelas empresas para o cuidado dos colaboradores em relação à diabetes:

Identificar os colaboradores e estratificar o risco

Fatores de risco como histórico familiar de diabetes e maus hábitos de vida, como alimentação ruim e sedentarismo, aumentam as chances do desenvolvimento de diabetes. Assim, é necessário identificar quais colaboradores apresentam tais fatores de risco. 

Esta identificação e estratificação deve ser realizada por profissionais de saúde capacitados que identifiquem os colaboradores mais propensos a desenvolverem a doença e, a partir disso, proponham a esse grupo atividades específicas para prevenir ou reduzir o desenvolvimento de sintomas.

Incentivar a mudança de hábitos

O incentivo à mudança de hábitos é válido para todos os colaboradores, tanto os pertencentes aos grupos de risco como os demais. 

É interessante que a empresa estimule a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, inclusive dentro da empresa, buscando aproveitar espaços ao ar livre para organizar atividades físicas que possam ser feitas em grupo.

Para auxiliar o colaborador na mudança de hábitos de vida também é importante fornecer informações confiáveis sobre a doença, seus sintomas, diagnósticos, tratamentos e as formas de prevenção. 

Estas informações subsidiam a mudança na rotina e fortalecem os cuidados em casa.

Monitorar os colaboradores diabéticos

Para os colaboradores que já são diabéticos, recomenda-se um acompanhamento mais próximo, com o monitoramento de exames laboratoriais, acompanhamento da frequência de consultas médicas, e apoio ao colaborador na adesão ao tratamento . Essas ações podem evitar complicações da doença e futuros agravos incapacitantes que a diabetes pode trazer

Diante das consequências graves, é necessário que o cuidado e o controle da diabetes sejam constantes dentro da empresa. O cuidado à saúde do trabalhador é, hoje, uma das mais importantes estratégias para garantir a satisfação dos colaboradores e potencializar a produtividade, motivação e o bem estar no ambiente de trabalho.

Fonte: Flowing

Fonte: Flowing