• 15 novembro, 2021

Habilidades comportamentais: quais as mais solicitadas pelas empresas

Você já ouviu falar sobre habilidades comportamentais? Empresas estrangeiras usam o termo soft skills para falar sobre esse tema, que está cada vez mais comum em grandes corporações de todos os segmentos.

Para se inserir no mercado de trabalho atual, não basta ter apenas habilidades técnicas voltadas para a sua formação acadêmica. Também é preciso desenvolver outras capacidades, que são exigidas no dia a dia, em todas as áreas.

Neste artigo, vamos explicar o que são as habilidades comportamentais e quais são as mais exigidas no recrutamento das empresas.

O que são habilidades comportamentais?

As habilidades comportamentais são competências profissionais que estão fora do escopo técnico e acadêmico. São traços de personalidade que determinam o comportamento de um colaborador em meio a um grupo social.

Cada função de uma empresa exige não só habilidades técnicas, que são adquiridas na faculdade ou com experiência profissional, mas também competências sociais.

A capacidade de liderança é necessária para ser um gestor, por exemplo. Da mesma forma, espera-se que um profissional do marketing tenha boa comunicação para explicar suas estratégias e projetos.

Você pode ser um excelente redator, ou um gestor que domina todas as áreas do conhecimento. Sem habilidades comportamentais necessárias, você terá dificuldade para exercer sua função.

Por que as empresas as valorizam tanto?

Ano após ano, as empresas estão valorizando cada vez mais as habilidades comportamentais. Testes são feitos pelo RH e os comportamentos são monitorados frequentemente.

Há um motivo evidente para isso: a automatização do trabalho. Com o avanço da tecnologia, é bem provável que robôs façam parte dos departamentos das empresas em um futuro próximo.

Com máquinas que possuem habilidades técnicas perfeitas, onde sobra espaço para os humanos? Como as pessoas podem se destacar com suas falhas e imperfeições? É ai que entram as habilidades comportamentais.

Um humano comete mais erros do que uma máquina bem programada, mas tem muito mais capacidade para demonstrar empatia e flexibilidade do que um robô.

No longo prazo, as empresas vão precisar que seus colaboradores desenvolvam essas habilidades. Assim, eles se tornam insubstituíveis.

Quais habilidades comportamentais devemos desenvolver?

Muitas habilidades comportamentais já estão sendo exigidas no mercado de trabalho e isso está mudando a dinâmica do recrutamento de profissionais.

Segundo a pesquisa Global Trends Report, do LinkedIn, 92% dos gestores de recrutamento e seleção acreditam que as habilidades comportamentais são tão importantes quanto as hard skills, nome dado às capacidades técnicas dos candidatos.

Em geral, as mesmas habilidades costumam ser exigidas pela maior parte das empresas. Abaixo, vamos listar algumas das mais conhecidas!

Desenvolvimento pessoal

A habilidade de desenvolvimento pessoal é uma das mais exigidas pelas empresas. A auto-estima, autoconhecimento e a motivação são fatores fundamentais para o bom rendimento de um profissional e isso é considerado em todos os momentos.

Para se destacar, é preciso que o colaborador não esteja apenas focado no que precisa entregar, mas também em sua trajetória e no desenvolvimento de suas próprias habilidades, sejam elas técnicas ou sociais.

Liderança e gestão de pessoas

A capacidade de inspirar, gerir e liderar pessoas é uma soft skill muito desejada no mercado de trabalho. Poucos profissionais demonstram essa habilidade de liderança. Aqueles que possuem esse traço costumam se destacar já no começo da carreira.

Um bom líder é capaz de inspirar seus funcionários em todas as atividades do dia a dia. Ele é marcado por características como resiliência e empatia.

Para as empresas, uma pessoa com essas habilidades é excelente até mesmo quando não exerce cargos de liderança, por sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento dos funcionários.

Atendimento ao cliente

A capacidade de dialogar, negociar e construir boas relações com clientes é essencial para um profissional. Quem domina a habilidade comportamental de atendimento ao cliente consegue transformar o cliente em um promotor da marca.

Com relações fortes, o cliente se sente seguro no trabalho, facilitando a tomada de decisões e a confiança no que está sendo desenvolvido.

Falar em público

Um bom orador é capaz de mover multidões. Outra habilidade comportamental muito valorizada é a capacidade de falar em público, seja em um grupo menor de pessoas ou para núcleos maiores.

Com uma oratória articulada, você consegue apresentar melhor suas ideias, ações e resultados para chefes, clientes e parceiros. É uma habilidade fundamental no mercado.

Inteligência Emocional

Você sabe lidar bem com críticas? Tem autoconfiança e sabe que é capaz de aprender aquilo que não conhece? Se sim, é possível que você tenha a habilidade comportamental da inteligência emocional.

A inteligência emocional é essencial no local de trabalho. Profissionais empáticos, que não perdem o controle facilmente e que sabem lidar com as próprias emoções, e as dos outros, se dão melhor nas relações interpessoais e consequentemente, no emprego.

Trabalho em equipe

A capacidade de trabalhar bem em equipe é outra coisa fundamental, que nem sempre é vista nas relações corporativas. É comum ver uma briga de egos entre pessoas que simplesmente não conseguem conversar e chegar em um consenso.

Quem consegue abrir mão de ideias confortáveis para abrir espaço para o outro é muito valorizado no mercado. Toda empresa quer alguém que “joga para o time”.

Flexibilidade

Colaboradores com capacidade de se adaptar às mudanças do mercado de trabalho são muito valorizados. O mundo muda o tempo todo e precisamos estar preparados para isso.

A flexibilidade é uma habilidade comportamental muito útil. Profissionais que se adaptam facilmente conseguem se manter mais tempo nas empresas, porque estão sempre atualizados e se renovam constantemente.

Negociação

Quem sabe negociar está em vantagem em qualquer empresa. A capacidade de atingir um ponto em comum de forma pacífica é muito valorizada, especialmente em áreas em que o convencimento do cliente é necessário.

A habilidade de negociação não tem a ver apenas com vendas, mas sim com a busca por soluções criativas e funcionais para todos os envolvidos. Quem consegue fazer isso gera resultados incríveis para qualquer empresa.

Como desenvolver as suas habilidades comportamentais?

Ninguém nasce sabendo tudo. Para dominar certas habilidades, precisamos estudar, treinar, tentar e até mesmo fracassar antes de obter sucesso naquilo que buscamos.

Fonte: Hotmart Aprenda

Fonte: Flowing