• 4 novembro, 2021

Dicas para se equilibrar entre o home office e os filhos

Ser um pai ou mãe que trabalha fora já é, por si só, um desafio logístico e emocional enorme. Quando a vida profissional e a pessoal perdem suas fronteiras, como tem acontecido com milhões de pessoas que estão trabalhando de casa neste momento, tudo fica ainda mais complexo.

Não é simples equilibrar a rotina entre o trabalho remoto e o cuidado com as crianças enquanto escolas e creches permanecem fechadas por causa do Covid-19. Mas há maneiras de deixar tudo um pouco menos complicado e proteger sua saúde mental enquanto isso.

Primeiro de tudo: vença a culpa

Para muitos pais que trabalham, fazer solicitações à empresa pode ser desconfortável e fazer com que você sinta que está pedindo tratamento especial. Mas simplesmente não é esse o caso. Seu papel como pai ou mãe ajuda a desenvolver e refinar muitas das suas competências profissionais — pense em suas habilidades de liderança, comunicação, trabalho em equipe, gerenciamento de crises e solução de problemas. Os pais que trabalham são conhecidos por serem funcionários especialmente produtivos.

Não se sinta mal caso precise pedir para se afastar por algumas horas para cuidar de seus filhos ou negociar a ampliação de alguns prazos. Este é o momento para dominar suas emoções e sentimentos, incluindo a culpa: você não pode se dar ao luxo de desviar desnecessariamente a energia dos dois grandes papéis que já desempenha.

O que estamos vivendo agora é algo sem precedentes para todos. É natural que isso impacte as suas entregas, assim como irá impactar absolutamente todos os setores de todas as empresas pelo mundo. Esse efeito cascata é global e obviamente não é sua culpa.

Dicas de produtividade para trabalhar em casa com crianças por perto

Veja nossas dicas para fazer com que seu dia de trabalho renda mais:

Seja flexível. Se você costuma ser mais produtivo no começo da manhã ou à noite, quando sua casa está mais quieta, organize-se para executar nesse horário as suas tarefas mais importantes. Tendo garantido as suas entregas, você consegue deixar o horário mais ativo dos seus filhos para ficar só monitorando as mensagens que chegarem. Assim, mantém a produtividade e protege sua preciosa sanidade!

Seja honesto sobre suas limitações. É difícil se sentir confiante ao liderar uma videoconferência quando seus filhos estão em casa, por exemplo. Mas não há problema algum nisso. Seja sincero sobre como essa situação afeta sua capacidade de estar totalmente presente em sua função. É melhor para a sua paz de espírito e para o seu desempenho no trabalho que você assuma suas limitações do que exagerar e acabar se sobrecarregando. Lembre-se: estamos todos no mesmo barco e esta situação é sem precedentes.

Crie iniciativas para manter as crianças ocupadas. Ler 10 livros (dos compridos) e ganhar um prêmio incrível. Pintar um mural. Cavar o maior buraco do mundo no quintal. Fazer slime. Construir fortes com cobertores. Procure manter seus filhos ocupados, mas não se preocupe se isso envolver assistir a filmes ou jogar videogames. Não se culpe se não puder dar a eles uma experiência educacional enriquecedora. Não coloque tanta pressão sobre os seus ombros.

Tire uma licença médica, se for preciso:. Se seus filhos ou cônjuge estão doentes, considere tirar uma licença por motivo de doença em pessoa da família. Se você trabalha remotamente e seus filhos estão em casa, já está fazendo dois trabalhos. Se alguém fica doente, são três empregos. Tire um tempo para cuidar de si e da sua família.

Seu bem-estar importa

Seja paciente consigo mesmo. Assuma suas limitações. E lembre-se: o bem-estar é o objetivo dessa hibernação forçada. Entregue o que puder e deixe o resto ir.

Fonte: Glassdoor

Fonte: Flowing