• 30 outubro, 2021

O que a sua personalidade diz sobre sua espiritualidade?

Você já se perguntou por quê tem certos comportamentos e atitudes? E por quê você reage a certas situações de formas muito diferentes do que as outras pessoas? Tudo isso pode ser explicado através da sua personalidade.

Somos como um belo bouquet de belíssimas flores. Cada um de nós, é representado por uma delas, com a sua própria cor, aroma, brilho e personalidade. Cada flor tem um papel diferente dentro do grupo, por isso, é preciso se conhecer para descobrir as suas características, potencializando o melhor que tem e melhorando o que não está funcionando, trazendo a sua própria luz ao mundo.

Ao identificar a sua personalidade, potencializar as suas qualidades e melhorar suas fraquezas, você está dando um passo gigantesco para seu desenvolvimento espiritual. A continuação vamos explicar como fazer isso.

Qual é o seu filme favorito? Imagine que você está dentro desse filme e começa a se relacionar com os outros personagens. Alguns são mais criativos, outros mais analíticos. Tem personagens que adoram interagir com os outros, e tem outros mais calmos e introvertidos.

Todos esses personagens têm a sua própria personalidade e reagem ao mundo de uma forma diferente, assim como você!

A grande reflexão é: se todas as pessoas possuem uma personalidade, você pode identificar a sua. Assim, você poderá entender quais são os seus padrões de comportamento, quais são as suas necessidades e encontrar o melhor caminho para realizar a sua evolução de consciência com base no seu perfil pessoal.

Eu entendi esse conceito depois de alguns anos de atendimento individual. Percebi que todos meus clientes reagiram de formas muito diferentes a situações muito parecidas. É claro, eu sabia que as pessoas são únicas e possuem formas de ver o mundo diferentes. Mas tudo foi perfeitamente explicado quando eu conheci o Eneagrama!

A seguir, eu vou explicar mais sobre essa ferramenta para ajudar você a identificar o seu tipo de personalidade. Vamos lá?

O Eneagrama
O Eneagrama é uma das ferramentas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal mais poderosas do mundo. Possui um conhecimento milenar e é usada por grandes organizações e cientistas!

A palavra Eneagrama significa nove pontos (ennea= nove; grammos = pontos). É um símbolo geométrico milenar. Por ser desenhado através da geometria sagrada, essa figura representa as leis universais e proporciona o despertar de consciência.

Foi o chileno Claudio Naranjo que difundiu todo esse conhecimento no nosso mundo ocidental e apresentou o Eneagrama como a ferramenta que conhecemos hoje.

O ENEAGRAMA É UM SISTEMA DINÂMICO QUE REPRESENTA 9 TIPOS DE PERSONALIDADE.


Mas, como identificar o seu tipo de personalidade? Existem diversos questionários que facilitam essa identificação, nos quais você responde uma série de perguntas e recebe um resultado pronto.

No Re.Conecta, acreditamos que, para ter uma consciência real do seu tipo de personalidade, é preciso seguir um processo de autoconhecimento, que vai muito além de um teste.

O desenvolvimento espiritual através do Eneagrama
Cada um dos 9 tipos de personalidade do Eneagrama representa uma essência divina, relacionada com uma lei universal.

A medida que vamos esquecendo dessa essência, nos vamos afastando na nossa própria verdade. Então, surge o sofrimento e a angústia.

Para voltar à nossa essência e viver com plenitude, precisamos seguir o nosso próprio caminho de evolução de consciência.

O filósofo Ken Wilber desenhou o modelo integral, com níveis de consciência. Para ele, o Eneagrama sem os níveis, é reduzido a um sistema de categorias.

Todos os tipos de Eneagrama possuem um caminho específico de evolução. Isso significa que todos os comportamentos e padrões do Eneagrama dependem do nível de consciência em que se encontra cada pessoa!

Ao conhecer o seu tipo, você poderá entender em que nível você está no seu processo de despertar e, ao mesmo tempo, também poderá saber quais são os próximos passos que você precisa dar para se desenvolver pessoal e espiritualmente.

Se você está conhecendo o Eneagrama através deste artigo, provavelmente ficou curioso e um pouco confuso. Está tudo bem!

O Eneagrama é mesmo uma ferramenta muito complexa que precisa ser estudada e compreendida com o tempo. Mas eu garanto que esse esforço vale muito a pena, já que através dessa ferramenta você poderá:

  • Ter mais consciência das suas qualidades, fraquezas, ações e decisões
  • Melhorar seus relacionamentos, sabendo como agir e relacionar-se com cada pessoa
  • Desenvolver sua empatia ao entender mais sobre cada tipo e reconhecer as suas características nas pessoas que você se relaciona
  • Evoluir como pessoa e reconhecer o seu processo de evolução pessoal e espiritual

E se você ficou curioso e quer saber mais sobre o Re.Conecta e sobre a nossa metodologia com Conexão Akáshica e Meditação Integral, te convidamos a marcar uma conversa para conhecer mais do nosso trabalho!

Fonte: Re.Conecta

Fonte: Flowing