• 6 março, 2021

Celebre-se

Quando ouvimos a palavra CELEBRAR, logo vem à cabeça a ideia de uma celebração de casamento ou até mesmo um batizado, não é mesmo?

Outro cenário muito especial que também surge no pensamento é uma grande comemoração, como um aniversário de uma pessoa muito querida, quando se descobre que uma grande amiga será mamãe, quando nasce esse bebê já tão amado por todos, e aí a imaginação ganha asas e nos presenteia muitas outras situações excelentes.

Mas vocês perceberam que a maioria dos contextos que eu descrevi que merecem uma grande comemoração dizem respeito a outras pessoas? E a celebração da gente com a gente mesmo, com as nossas pequenas-grandes conquistas do dia a dia? Repito: celebre-se!

Nosso cotidiano mudou radicalmente de uma hora para a outra. Fomos obrigados a nos reinventar praticamente semana pós semana até esse momento. Criamos uma nova rotina, tivemos que lidar com nossos “bichos” internos sem válvulas de escape, como fazer ginástica, correr no parque, sair para dançar, tomar aquele café mágico com os amigos, e agora olhando para trás e com um fluxo gradual de retomada das coisas, podemos dizer: Conseguimos chegar! e, digo mais, evoluímos MUITO, porque nos adaptamos (cada um à sua maneira) e estamos aqui, muitas vezes resolvendo coisas e fazendo atividades, que em um Janeiro de 2020 da vida, seriam inimagináveis.

Você se reinventou, e agora?

Mas cadê nossa comemoração desde do mais profundo do nosso ser, por tanto crescimento, em tão pouco tempo? Pois é, ela infelizmente não acontece. E por que? Porque ainda estamos conectados com a percepção de que as conquistas sejam grandes ou pequenas, não são mais que nossa obrigação, não ganham nem espaço e nem nossa atenção e, em contrapartida, as demandas que surgem no cotidiano são as rainhas soberanas do nosso foco e da nossa energia.

Nos “viramos nos 30”, solucionamos as situações de maneira bem criativa (esse contexto que estamos nos empurra total para isso !) e no final das contas, ganhamos de nós mesmos um “ok, próxima demanda para resolver”, ao invés de um: “Uhuh ! Conseguimos! Somos fera! Entregamos em tempo recorde e com excelência!”, dentre outros elogios super merecidos, que falamos apenas para terceiros.

Quando vamos nos reconhecer merecedores de celebrar nossas conquistas sejam elas pequenas ou grandes? Quando vamos começar a nos tratar como grandes amigos, parceiros para tudo, camaradas para a vida? Quando vamos parar de nos dar “chicotadas” e nos acolher nos erros, tropeços e inseguranças tão normais no caminho? Quando a nossa conversa ríspida com a gente mesmo, vai passar a ser um mar de amabilidade?

Você tem consciência das suas pequenas conquistas?

O primeiro passo é se conscientizar de tudo isso. Mas como? Parando dois minutinhos por dia e se perguntando: O que eu posso celebrar hoje? Alguns exemplos para comemorar (que parecem pequeníssimos, quase invisíveis, mas que fazem toda a diferença nessa construção do próprio reconhecimento): ter me proposto a acordar mais cedo para fazer exercício e ter cumprido esse trato comigo, ter me alimentado de uma maneira mais saudável, sem esquecer temperos e sabores, ter aprendido a elencar e separar prioridades e urgências, e assim sentir os resultados práticos no ganho de tempo e no cotidiano, entregar em uma semana um resultado excelente porque me comprometi a chegar lá, dentre muitas outras coisas que passam desapercebidas, mas são preciosas.

Celebrar está intimamente ligado a comunicar, portanto, o próximo passo é comemorar em voz alta com você mesmo. Parece algo meio maluco (rs), mas não é, porque está provado cientificamente que as palavras têm o poder de mudar a bioquímica do nosso corpo para bem ou para mal. Vamos usar essa ferramenta excelente a nosso favor J. O que pode ajudar muito os tímidos ou mais resistentes é escrever tudo e depois falar em voz alta.

E o último passo é a constância. Todo dia, uma pequena-grande comemoração faz a gente se acostumar com essa maravilha de nos celebrar, de nos reconhecer, e acima de tudo, de nos apoiar, haja o que houver. Fica meu convite para você começar hoje a celebrar você mesmo e seus progressos. Celebre-se muito e muitas vezes por dia e sabe por que? Porque você MERECE.

FONTE: Felicidade Sustentável

Fonte: Flowing