• 6 janeiro, 2021

O que Voltaire quis dizer com ‘É preciso cultivar o próprio jardim’

É fundamental observar o subtítulo do romance mais famoso da Europa do século XVIII, escrito em três dias inspirados em 1759: ‘Cândido – ou Otimismo ‘. 

Se havia um alvo central que seu autor queria destruir satiricamente, era a esperança de sua época, uma esperança centrada na ciência, no amor, no progresso técnico e na razão. Voltaire ficou furioso. É claro que a ciência não iria melhorar o mundo; simplesmente daria novo poder aos tiranos. É claro que a filosofia não seria capaz de explicar o problema do mal; isso apenas mostraria nossa vaidade. Claro que o amor era uma ilusão; alimentar uma quimera, humanos irremediavelmente perversos e o futuro absurdo. De tudo isso, seus leitores não deveriam ter dúvidas. A esperança era uma doença e a meta generosa de Voltaire era tentar nos curar dela.

Não obstante, o romance de Voltaire não é simplesmente um conto trágico, nem sua própria filosofia mordazmente niilista. O livro termina com uma nota memoravelmente terna e estóica; o tom é elegíaco; encontramos uma das melhores expressões do ponto de vista melancólico já escrito. Cândido e seus companheiros viajaram o mundo e sofreram imensamente: conheceram perseguições, naufrágios, estupros, terremotos, varíola, fome e tortura. Mas eles – mais ou menos – sobreviveram e, nas páginas finais, se encontram na Turquia – um país que Voltaire especialmente admirava – vivendo em uma pequena fazenda em um subúrbio de Istambul. Um dia, eles ficam sabendo de problemas na corte otomana: dois vizires e o mufti foram estrangulados e vários de seus associados empalados. A notícia causa transtorno e medo em muitos. Mas perto de sua fazenda, Cândido,

Pangloss, que era tão curioso quanto argumentativo, perguntou ao velho qual era o nome do mufti estrangulado. ‘Não sei’, respondeu o homem digno, ‘e nunca conheci o nome de nenhum mufti, nem de nenhum vizir. Não tenho ideia do que você está falando; minha opinião geral é que as pessoas que se metem na política geralmente encontram um fim miserável, e de fato elas merecem. Nunca me preocupo com o que está acontecendo em Constantinopla; Eu só me preocupo em mandar os frutos do jardim que cultivo para serem vendidos lá. ‘ Tendo dito essas palavras, ele convidou os estranhos para sua casa; seus dois filhos e duas filhas presentearam-nos com vários tipos de sorvete, que eles mesmos prepararam, com kaimak enriquecido com casca de limão cristalizada, com laranjas, limões, pinhões, pistache, e café Mocha… – depois do qual as duas filhas do honesto muçulmano perfumavam as barbas dos estranhos. “Você deve ter uma propriedade vasta e magnífica”, disse Cândido ao turco. ‘Eu tenho apenas vinte acres’, respondeu o velho; ‘Eu e meus filhos os cultivamos; e nosso trabalho nos preserva de três grandes males: cansaço, vício e necessidade. ‘ Cândido, a caminho de casa, refletiu profundamente sobre o que o velho havia dito. ‘Este honesto turco’, disse ele a Pangloss e Martin, ‘parece estar em uma posição muito melhor do que reis. Também sei ”, disse Cândido,“ que devemos cultivar nosso jardim. ‘ e quer. ‘ Cândido, a caminho de casa, refletiu profundamente sobre o que o velho havia dito. ‘Este honesto turco’, disse ele a Pangloss e Martin, ‘parece estar em uma posição muito melhor do que reis. Também sei ”, disse Cândido,“ que devemos cultivar nosso jardim. ‘ e quer. ‘ Cândido, a caminho de casa, refletiu profundamente sobre o que o velho havia dito. ‘Este honesto turco’, disse ele a Pangloss e Martin, ‘parece estar em uma posição muito melhor do que reis. Também sei ”, disse Cândido,“ que devemos cultivar nosso jardim. ‘

Voltaire, que gostava de mexer com os preconceitos de seus leitores em grande parte cristãos, gostava especialmente de dar a ideia da linha mais importante de seu livro – e possivelmente o mais importante adágio do pensamento moderno – a um muçulmano, o verdadeiro filósofo do livro conhecido apenas como ‘o turco’: Il faut cultiver notre jardin : ‘devemos cultivar nosso jardim’ ou, como já foi traduzido, ‘devemos cultivar nossos vegetais’, ‘devemos cuidar de nossas terras’ ou ‘precisamos trabalhar nossos Campos’. 

O que Voltaire quis dizer com seus conselhos de jardinagem? Que devemos manter uma boa distância entre nós e o mundo, porque interessar-nos muito pela política ou pela opinião pública é um caminho rápido para o agravamento e o perigo. Devemos saber muito bem neste ponto que os humanos são problemáticos e nunca alcançarão – em nível de estado – algo como o grau de lógica e bondade que desejaríamos. Nunca devemos amarrar nosso humor pessoal à condição de uma nação inteira ou de um povo em geral; ou precisaríamos chorar continuamente. Precisamos viver em nossos próprios pequenos lotes, não em cabeças de estranhos. Ao mesmo tempo, como nossas mentes são atormentadas e vítimas da ansiedade e do desespero, precisamos nos manter ocupados. Precisamos de um projeto. Não deve ser muito grande ou dependente de muitos. O projeto deve nos fazer dormir todas as noites cansados, mas satisfeitos. Pode ser criar um filho, escrever um livro, cuidar de uma casa, administrar uma pequena loja ou administrar um pequeno negócio. Ou, é claro, cuidando de alguns acres. Observe a modéstia geográfica de Voltaire. Devemos desistir de tentar cultivar toda a humanidade, devemos desistir das coisas em escala nacional ou internacional. Pegue apenas alguns hectares e faça deles o seu foco. Pegue um pequeno pomar e cultive limões e damascos. Pegue algumas camas e cultive aspargos e cenouras. Pare de se preocupar com a humanidade se quiser ter paz de espírito novamente. Quem se importa com o que está acontecendo em Constantinopla ou o que está acontecendo com o grande Mufti. Viva calmamente como o velho turco, aproveitando o sol no caramanchão laranja ao lado de sua casa. Essa é a forma comovente e sempre relevante de quietismo hortícola de Voltaire. Fomos avisados ​​- e guiados.

Não foi por acaso que Voltaire deveria ter colocado suas linhas sobre o cultivo do jardim na boca de um muçulmano. Ele havia lido muito sobre o Islã em seu Ensaio sobre a História Universal, publicado três anos antes, e devidamente compreendido o papel dos jardins em sua teologia. Para os muçulmanos, porque o mundo em geral nunca pode se tornar perfeito, é tarefa do piedoso tentar dar uma amostra do que idealmente deveria estar em um jardim bem cuidado (e onde isso não é possível, na representação de um jardim em um tapete). Deveria haver quatro canais que aludem aos quatro rios do paraíso nos quais se dizia correr água, leite, vinho e mel e onde se cruzam representa o umbigo mundi, o umbigo do mundo, de onde emergiu o dom da vida. Jardinar não é um passatempo trivial, é uma forma central de nos protegermos da influência do mundo caótico e perigoso além, enquanto focamos nossas energias em algo que pode refletir a bondade e a graça que ansiamos. 

O tapete de jardim “Wagner”, século 17, Irã

Nós, melancólicos, sabemos que os humanos – nós mesmos os primeiros entre eles – estão além da redenção. Nós, melancólicos, desistimos dos sonhos de pureza total e felicidade imaculada. Sabemos que este mundo é, em sua maior parte, infernal e cruelmente cruel. Sabemos que nossas mentes estão cheias de demônios que não nos deixarão em paz por muito tempo. No entanto, estamos empenhados em não cair no desânimo. Continuamos profundamente interessados ​​na bondade, na amizade, na arte, na vida familiar – e em passar algumas tardes locais muito calmas cuidando do jardim. A posição melancólica é, em última análise, a única sensata para um humano alquebrado. É onde se chega, depois de ter esperança, depois de tentar o amor, depois de ser tentado pela fama, depois de se desesperar, depois de enlouquecer, depois de pensar em encerrá-lo – e depois de decidir definitivamente continuar. Ele captura a melhor atitude possível em relação à dor – e a orientação mais sábia de uma mente cansada para o que permanece esperançoso e bom.

FONTE: The School of Life

Fonte: Flowing