• 6 janeiro, 2021

Beleza Consciente e pele madura : combinação que dá certo!

O que é Beleza Consciente para você? É usar produtos naturais e sustentáveis? Ou é olhar para si com mais generosidade e aceitar a passagem do tempo? 

Esse termo que vem ganhando notoriedade pode, simplesmente, juntar estas duas formas de olhar para a beleza.

Falar em Beleza Consciente tem a ver com privilegiar cosméticos naturais, que não agridam a pele e o meio-ambiente, mas também cuidar da forma como você encara a passagem do tempo.

Um reflexo da força desse movimento é que as mulheres maduras já não querem mais produtos anti-aging, termo que se refere a “evitar o envelhecimento”. Mas sim produtos pro-aging, que realçam a beleza natural e ajudam a dar qualidade para que a pele envelheça de maneira suave e saudável.

A Beleza Consciente começa no autoconhecimento

O processo de Beleza Consciente tem a ver com olhar para si e enxergar toda a beleza e potencial que a maturidade traz.

O cabelo, a pele e o formato do corpo já não são os mesmos da juventude, mas isso não significa que são piores. É apenas outro ciclo, com outros cuidados, outras necessidades e outra forma de lidar com a beleza.

Quando o autoconhecimento acontece, fica muito mais fácil e prazeroso cuidar de si, libertar-se dos padrões e se olhar de forma mais gentil.

Entender que as rugas vão aparecer em algum momento, e que isso é natural, é uma maneira potente de assumir uma relação mais verdadeira e harmônica com a beleza.

O uso de cosméticos naturais para os cuidados com a pele madura

A pele é o maior órgão do nosso corpo e é nela que os sinais do tempo parecem mais aparentes. O primeiro passo para viver essa beleza mais consciente é aceitar a mudança, mas sem querer ser a super mulher.

“Temos muito apego à beleza da juventude. É uma questão cultural forte. E está tudo bem não achar que você está linda logo de cara. Temos que ter esse tempinho para nos acostumar com a ideia e aceitá-la”.

Não raro, essa aceitação vem junto com a vontade de adotar o uso de cosméticos mais naturais, que são menos agressivos com a pele e com o meio-ambiente.

Mas também é comum que venha o receio de que eles não sejam tão “eficientes” quanto os produtos convencionais. Para a dermatologista Patrícia Silveira, esse é um medo que não precisa existir.

“Em geral, as pessoas associam cosméticos naturais com baixa performance. Mas isso não é verdade. Eles são compostos por ativos como manteigas, óleos vegetais, extratos botânicos e óleos essenciais que enriquecem e nutrem a pele de forma mais rica e diversificada. E ainda trazem benefícios como ação antioxidante, anti-inflamatória e calmante”.

Especializada em dermatologia natural, Patrícia explica que as marcas de cosméticos naturais associam a tecnologia de ativos comprovadamente benéficos para peles maduras (como o ácido glicólico, o retinol e a Vitamina C), dentro de uma formulação completamente natural.

“Por que usar um derivado do petróleo, como silicone, parafina ou óleo mineral, se você pode usar um óleo de rosa mosqueta ou de semente de uva, que são extremamente ricos em nutrientes como vitaminas, ácidos graxos e gorduras positivas para a pele?”, diz.

Quais os benefícios dos cosméticos naturais?

Adotar o uso de cosméticos naturais significa livrar o corpo do acúmulo de produtos químicos usados nos cosméticos convencionais.

Segundo a Dra. Patrícia, muitos dos produtos convencionais possuem ingredientes que, comprovadamente, interferem no bom funcionamento dos hormônios.

“Além disso, são ingredientes que vão sendo acumulados no nosso organismo ao longo dos anos, um efeito conhecido como bioacumulação. De um modo geral, os cosméticos naturais não contém esses ingredientes”.

A dica é experimentar, escolher produtos de boa procedência e se jogar nas rotinas de autocuidado.

Aproveite este momento para  criar um círculo virtuoso de cuidados com você mesma. Porque, certamente, você merece!

FONTE: Maturiboss

Fonte: Flowing