• 6 janeiro, 2021

Conheça duas empreendedoras que lançaram uma plataforma de coliving

Startup tenta unir pessoas que buscam apartamento por afinidades e não por informações do imóvel.

Sempre é tempo de se reinventar profissionalmente, certo? Certo! E Veronique Forat, de 63 anos, e Marta Monteiro, de 66 concordam com isso: as duas empresárias criaram uma startup de coliving, conceito de moradia compartilhada entre pessoas que buscam viver com um padrão de comunidade, economia e sustentabilidade.

As empreendedoras contaram essa história ao site Universa. Após se conhecerem em um workshop, lá em 2016, Veronique e Marta criaram a “morar.com.vc”, com a ideia de conectar pessoas com perfis e afinidades semelhantes em busca de alguém para dividir uma casa ou apartamento.

Anos depois, em 2020, a “morar.com.vc” virou a Coliiv e já possui uma base grande de usuários cadastrados. Se a ideia inicial era desenvolver um aplicativo para o público 60+, as duas empresárias foram surpreendidas por pessoas de diversas faixas etárias buscando a plataforma para encontrar um roommate (a palavra em inglês para aquela pessoa que divide a moradia com outra).

Esse sucesso pode ser explicado pela proposta da plataforma, que vai na contramão dos sites de anúncio de moradia, que geralmente focam nos apartamentos e não nas pessoas que moram ali. “Decidimos criar algo que garantisse a liberdade de escolha. Não queremos empurrar ninguém para guetos de semelhantes, mas, sim, ajudar a encontrar a melhor opção”, disse Veronique ao Universa.

Qualquer idade é tempo de empreender

Veronique atuava na área de marketing de relacionamento, enquanto Marta trabalhava no mercado imobiliário. As duas contaram que, apesar de bagagem e experiência, a profissão de cada uma delas já não fazia mais sentido. Então, por que não criar um negócio?

A bagagem profissional de ambas e o fato de investirem em uma plataforma chamaram a atenção de investidores e até mesmo de outras pessoas que trabalham em startups. Essa troca de experiência ajudou a melhorar a Coliiv, uma vez que Veronique e Marta tiveram ajuda desses empreendedores nas etapas do desenvolvimento do projeto.

Com menos de cinco anos de existência, as duas amigas ainda têm muitos planos para a startup. “Há muitas coisas que queremos fazer, em especial, internacionalizar a Coliiv. É um sonho, mas certamente iremos realizá-lo”, disse Marta.

FONTE: Viva a longevidade

Fonte: Flowing