• 6 janeiro, 2021

10 dicas de especialista para quem busca novas oportunidades de trabalho

Trabalho remoto e busca das empresas por diversidade abrem caminhos para quem pensa em trocar de emprego ou de carreira.

O isolamento social fez muitas empresas adotarem o modelo de trabalho remoto. Com uma conexão à internet e um notebook, é possível realizar demandas a partir de qualquer lugar. Essa flexibilidade pode ser o empurrão que faltava para quem pensa em iniciar em um novo emprego — ou até mesmo em uma nova carreira.

Porém, como se preparar para esse desafio? Morris Litvak, fundador e CEO da MaturiJobs e da MaturiServices (plataformas de recolocação e desenvolvimento profissional para pessoas 50+), recomendou 10 dicas em artigo escrito para o Blog radar do Emprego, mantido pelo site do jornal O Estado de S.Paulo.

Confira:

A dica de Mórris Litvak é aproveitar os cursos on-line para atualizar e aprimorar os conhecimentos. Esse investimento vai te ajudar a trabalhar em equipes diversas, colaborativas e remotas, ainda que elas atuem a partir de metodologia ágeis ou de gestões mais horizontais.

Conheça seus pontos fortes

Atualize seus conhecimentos

Entender quais são seus pontos fortes agrega bastante à empresa em que você deseja tentar uma vaga. Experiência profissional e de vida, comprometimento com o trabalho, rede de contato, visão de negócios, relacionamento interpessoal, visão holística dos problemas e olhar crítico são algumas características que, segundo o fundador do MaturiJobs, podem fazer a diferença.

Faça networking

Manter a rede de contatos profissional ativa é uma dica para essa jornada. Ao conhecer pessoas novas, não peça apenas por emprego, mas esteja também disponível para oferecer ajuda e ouvir o que elas têm a dizer.

Busque realizar coisas novas e diferentes

Já pensou em fazer trabalho voluntário ou social? Pode ser uma forma de atuar em outras áreas em que você não tenha tanta prática. Sem contar a experiência de realizar algo que vai além do emprego tradicional.

Prepare-se para a entrevista

Quando uma conversa com a empresa for marcada, tente se preparar sabendo mais sobre a função pretendida e sobre a própria empresa. Vale explicar os motivos para que você seja a pessoa ideal para a vaga, além de focar nas questões profissionais e não em idade.

Procure vagas com o seu perfil

Tente se concentrar em vagas que estão de acordo com o seu perfil, assim como procurá-las em sites especializados.

Seja humilde

Uma dinâmica comum nas empresas é o de jovens serem gestores de pessoas com mais idade. Busque interagir com eles e aproveitar essa troca de experiências que gera muitos aprendizados.

Busque o autoconhecimento

Sempre chegaremos a um momento da vida em que nos perguntamos qual será o nosso legado e o nosso propósito. Ter consciência dessas questões e suas respectivas respostas facilita a busca por novas oportunidades de trabalho e carreira. Mas, se você não souber como respondê-las, especialistas podem te ajudar nessa jornada.

Pense em empreender

Ser chefe de si mesmo pode ser um caminho, seja abrindo uma empresa ou atuando de forma individual.

Não se pressione

O “não” é algo que pode abalar muitas pessoas, mas é preciso ter persistência e paciência. Ter em mente todas essas dicas te ajudará a trilhar um caminho com mais chances de encontrar uma nova oportunidade.

FONTE: Viva a longevidade

Fonte: Flowing