• 29 junho, 2019

Descubra quais gorduras fazem bem à saúde

Foi-se o tempo em que se achava que elas deveriam sair da nossa dieta

As gorduras já foram consideradas as maiores vilãs da saúde, mas hoje dá para comer manteiga, ovo e iogurte natural sem sentir a consciência pesar. Afinal, hoje sabemos que o tipo de gordura que comemos é mais importante do que a quantidade, aponta um artigo da NBC News Better.

Os nutricionistas geralmente recomendam que as gorduras representem entre 20% e 35% das calorias que ingerimos em um dia. Essa é a quantidade necessária para proteger os órgãos, absorver nutrientes, produzir alguns hormônios e regular a temperatura do corpo.

As gorduras trans causam preocupação porque aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL) e reduzem os do bom (HDL). Por outro lado, vários estudos demonstram que as pessoas que vivem mais e com mais saúde mental e cardiovascular são as que se alimentam de gorduras monoinsaturadas e ômega 3, evitando as gorduras saturadas.

Já a gordura saturada tem outros efeitos na saúde quando vem dos lácteos (como leite e iogurte integral) e não da carne vermelha. Alguns estudos mostram que a fonte da gordura pode ser mais importante do que o alimento em si. A que vem dos lácteos, por exemplo, é associada a um risco menor de mortes por problemas cardíacos ou derrame.

E a gordura do azeite, das castanhas e de peixes como salmão e sardinha ajuda a reduzir os processos inflamatórios do organismo que, em longo prazo, aumentam o risco de doenças cardíacas, artrite, diabetes tipo 2, câncer e Alzheimer. Já os óleos ricos em ômega 6 (como óleo de soja e milho) aumentam essa inflamação.

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing