• 22 junho, 2018

A amizade no trabalho nos torna profissionais mais realizados

Tem uma canção que fala “ter um amigo, na vida é tão bom ter amigos”.

E realmente é maravilhoso poder contar com pessoas que possuem esse incrível sentimento de amizade por nós. Amizade é sinônimo de simpatia, apreço e afeição. Pessoas amigas são aquelas que possuem respeito, confiança, admiração, lealdade e torcem pelo sucesso uns dos outros. Em todo lugar podemos conhecer pessoas que podem se tornar nossas amigas; na faculdade, na escola, em uma reunião com outros amigos e até mesmo, no ambiente de trabalho.
Todas as características que uma pessoa amiga possui são importantes para criar uma equipe de trabalho unida e eficiente. É fundamental e saudável que as organizações incentivem a socialização entre seus profissionais pois um ambiente de trabalho com relações de amizade proporciona o alcance de resultados satisfatórios. Além disso, pessoas que criam relações de amizade com colegas de trabalho se importam mais com a organização e se sentem motivadas a trabalhar.
Amizade no trabalho: saiba como mantê-la na medida certa
A amizade no ambiente de trabalho é saudável e benéfica para a organização empresarial quando esta é acompanhada pelo profissionalismo que é exigida em tais locais. Equilibrar as questões profissionais com as amizades requer maturidade por parte dos envolvidos. Para elucidar melhor esta questão, elaborei os tópicos a seguir. Vamos lá?
1)Profissional x Pessoal
Uma pausa, o horário de almoço e demais momentos de descontração que são primordiais para o bom desempenho na carreira. Existem também momentos onde é necessário agir com profissionalismo. Momentos em que é necessário ser crítico ou ser mais incisivo, discutir ideias que vão levar melhores resultados a todos. Nesse quesito, entra a forma de conversar e saber debater os pontos que estão em conflito. Aproveite a afinidade com seus colegas e dê feedbacks construtivos, saiba ouvir e esteja preparado para receber eventuais críticas. O bom profissional e amigo é aquele que sabe separar as questões pessoais das profissionais para não prejudicar nem a empresa, nem a si mesmo e nem as pessoas ao seu redor. Lembre-se sempre que todos estão no mesmo barco, rumo a um objetivo maior – o sucesso da organização.

2) Amizade é elo e não escudo
Ter um amigo no ambiente de trabalho significa ter uma pessoa querida, alguém com que você pode contar em situações mais delicadas. Muitas vezes, porém, a amizade é usada como escudo para se proteger das consequências dos atos – sobretudo, os negativos. É necessário entender que a amizade não é motivo para encobrir erros dos colegas, nem pedir que eles façam isso por você. Atitudes assim prejudicam todos os envolvidos e também as equipes de trabalho. A saudável é aquela que impulsiona os envolvidos, que podem contar uns com os outros não só para elogiar, mas também para fazer críticas honestas e construtivas. Pedir para um amigo para bater o ponto para você ou para fazer algo que viola as normas da empresa não é um ato de amizade.

3) Atenção com os grupos fechados
Quando temos amigos no ambiente de trabalho, existe o risco de nos fecharmos em um grupo específico de convivência, isso pode ser prejudicial à equipe. É importante saber diferenciar as preferências pessoais do coleguismo profissional. Isso quer dizer que independente da sua afinidade com uma ou outra pessoa a nível pessoal, existem outros colegas que trabalham em conjunto na organização que devem ser respeitados, nunca excluídos de tarefas onde serão úteis, ou deixados de lado em assuntos que são pertinentes a eles. O respeito e o profissionalismo são fundamentais. Tome cuidado para não tomar decisões entre os seus amigos sem comunicar aos seus gestores. Evite também ter atitudes que excluem os demais colegas das atividades ligadas à organização empresarial. A criação das famosas “panelas” costuma ser mal vista por parte da empresa ou até pelos superiores, criando uma imagem ruim dos seus envolvidos. Tenha amizade, mas evite os grupos muito fechados!

4) Evite se expor demais
Além de saber separar o pessoal do profissional, escolhendo bem os assuntos e a forma de conversar no ambiente de trabalho, é muito importante tomar cuidado com a profundidade das informações passadas para os colegas. Grandes amizades podem surgir em uma empresa, mas, em um primeiro momento, vale a pena ser mais comedido e não passar tantas informações para os outros, especialmente sobre questões delicadas da sua vida pessoal. Guarde os pontos particulares para outro momento ou para outro grupo de amigos.

5) Esteja aberto, mas preparado
Criar amizades na empresa pode ser uma tarefa complicada no início, por isso é muito importante se mostrar aberto a essas possibilidades. Seja uma pessoa aberta, confiável, profissional e responsável, mas sem perder o bom humor e a disposição de ajudar o outro. Isso mostrará para os colegas que ali existe a oportunidade de encontrar um bom amigo durante a jornada. Na contramão, vale estar sempre preparado para resolver possíveis conflitos, enfrentar discussões e eventualmente perda de algumas amizades. Especialmente em grandes empresas, é natural encontrar problemas de afinidade ou ver relações se perdendo no caminho conforme o seu crescimento acontece.

Fazer amigos no ambiente de trabalho é benéfico a todas as partes. Sendo assim, cultive sempre relacionamentos saudáveis, maduros e que o levarão à realização pessoal e profissional. Não se esqueça dos assuntos abordados acima e procure se moldar de acordo para encontrar bons companheiros e amigos, sem esquecer o profissionalismo e o bem comum: atingir o sucesso da empresa.

Agora, conte pra gente, querida pessoa: qual é a sua opinião sobre amizades no ambiente de trabalho? Você tem casos de sucesso para compartilhar com os demais leitores desta página? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais para mostrar para os amigos e familiares!

FONTE: IBC Coaching, por JOSÉ ROBERTO MARQUES

Fonte: Flowing