• 26 maio, 2018

Diante do AVC

O acidente vascular cerebral, ou AVC, caracteriza-se por uma alteração no fluxo de sangue ao cérebro.

Pode ser isquêmico, quando há obstrução de uma artéria por trombo, placa de gordura ou coágulo, ou hemorrágico, quando ocorre o rompimento de um vaso sanguíneo.

Exercite-se regularmente:

Nos dois casos, áreas do cérebro responsáveis pelas diversas funções do organismo deixam de receber, pela circulação, oxigênio e nutrientes. Daí por que esse evento, quando não fatal, pode causar comprometimentos diversos, que envolvem da movimentação dos membros à cognição.

O mais importante, diante de uma suspeita de AVC, é a rapidez no atendimento ao paciente, pois, quanto mais breve o tratamento, seja para conter a hemorragia cerebral, seja para restabelecer o fluxo sanguíneo na região da obstrução, melhor o prognóstico. Para tanto, é imperativo saber reconhecer os sinais do quadro:

Fraqueza ou dormência no rosto ou em membros, geralmente em um dos lados do corpo.

Forte dor de cabeça de início súbito, muitas vezes acompanhada de vômitos.

Dificuldade ou incapacidade de movimentação.

Tontura, desequilíbrio e/ou incoordenação.

Perda total ou parcial da fala e/ou da visão.

Dificuldade de entendimento e comunicação.Cérebro protegido:

De qualquer modo, a estratégia mais e ciente para diminuir a morbimortalidade associada ao AVC é a prevenção. Isso implica controlar o colesterol, a pressão arterial e as taxas de glicose no sangue, manter uma dieta rica em vegetais, cereais integrais e proteínas magras, praticar atividade física regularmente, não fumar e reduzir o estresse.

FONTE: Juntos pela Saúde – Bradesco Saúde

Fonte: Flowing