• 14 dezembro, 2017

Equilíbrio entre treino e descanso é chave de sucesso de uma boa corrida

Toda vez que vez que faz um treino, você produz um estímulo para que o seu organismo melhore de alguma maneira, como por exemplo, ficando mais resistente e mais rápido para os próximos treinos ou aumentando a sua capacidade de queimar calorias e gerar energia. Entretanto, tão importante quanto a atividade do dia, que é uma parte do estímulo, é a sua atenção com a regularidade. É a média do seu desempenho nos treinos, durante um período de tempo, que vai fazer você melhorar essas habilidades específicas (correr mais rápido em uma prova ou perder peso com mais eficiência, entre outras).

O treinamento físico em si, por sua vez, é metade da fórmula para melhorar o desempenho. É preciso se recuperar desses treinos e se adaptar em um nível melhor, essa é a outra metade. Entender e dosar o tempo de descanso que o corpo precisa vai fazer muita diferença no seu treinamento e, principalmente, na sua saúde. Para atingir o seu melhor nível na corrida, assim como em outros esportes, talvez você precise de 5 ou 6 anos de treinos e dedicação. É importante que você, que está começando, entenda que mesmo com talento, é preciso algum tempo de treino e algumas frustrações para entender o esporte que pratica, não dá para treinar dois anos em seis meses. E errar faz parte do jogo.

Usar o seu bom senso na hora de descansar, para treinar e não se machucar, é tão importante quanto mandar bem naquela sua série de velocidade. Então, se você acha que está dormindo pouco, comendo mal ou anda sentindo que o corpo precisa mesmo de uma pausa, não pense duas vezes, faça esses ajustes. Sei que isso pode ser frustrante em um primeiro momento, principalmente se você tiver uma prova importante se aproximando, mas é melhor “perder” três dias do que três semanas por causa de uma lesão por falta de descanso.

Siga o exemplo
Se você treina três ou quatro vezes na semana e está numa fase muito puxada no trabalho e com pouco tempo para dar atenção ao descanso e a alimentação, experimente trocar um dos seus treinos por uma caminhada. Assim, você queima algumas calorias sem precisar exigir tanto do organismo que, no momento, precisa de descanso e não de mais treino.

Ou mesmo troque esse treino por uma dormida e treine um dia a menos. Para quem está se esforçando para treinar com regularidade, um dia a menos, ou até uma semana sem treinar, podem ser o que faltava para você, de fato, assimilar bem a sua carga de treino e continuar melhorando o desempenho.

FONTE: Globoesporte.com / EuAtleta.com

Fonte: Flowing