• 1 setembro, 2017

Vamos nos mexer!

Exercício já! Contra o sedentarismo, mesmo pouco é melhor do que nada!

Dá para praticar atividade física só nos fins de semana? O assunto ainda gera controvérsia, mas os médicos já aceitam a ideia de que é melhor se exercitar em menos dias do que não se mexer nunca.

Com moderação e conhecimento sobre a modalidade escolhida, é possível evitar riscos que, evidentemente, não são poucos.

Ocorre que, por não fazer exercícios com regularidade, muita gente acha que pode compensar os dias parados em poucas horas. Quando realizadas ocasionalmente e sem aval médico, atividades de alto impacto, mesmo uma partida de futebol na areia ou uma corrida no parque, podem causar desde lesões no sistema musculoesquelético até eventos cardiovasculares — e ainda afastar o aspirante a atleta da ativa.

Por isso, a dica é passar por uma avaliação médica prévia para detectar eventuais riscos e saber o tipo de exercício mais indicado e, sobretudo, o ritmo a seguir. Isso pode significar, por exemplo, suaves caminhadas matinais pela praia ou pedaladas em baixa velocidade, em ruas planas, nas tardes de domingo. Para começar…

O corpo determina o ritmo

Quem faz dessa forma dificilmente desanima e, melhor, acaba cedendo ao desejo do corpo de aumentar a frequência e a intensidade dos exercícios para desfrutar todos os benefícios que a prática regular de atividade física oferece.

Benefícios do exercício regular:

• Fortalecimento de ossos, tendões e músculos.

• Maior eficácia do sistema cardiovascular para abastecer o corpo de oxigênio e nutrientes.

• Melhora no perfil de gorduras e no uso da energia.

• Redução da resistência à insulina.

JUNTOS PELA SAÚDE – BRADESCO SAÚDE

Fonte: Flowing