• 1 setembro, 2017

Chega de HPV

Chega de HPV – Vacina é a melhor arma para se defender do vírus

A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) é a doença sexualmente transmissível mais comum que existe. Segundo a OMS, oito em cada dez pessoas com vida sexual ativa já foram expostas a esse agente, cuja transmissão ocorre pelo contato com pele e mucosa contaminadas.

Homens e mulheres contraem a infecção, que pode causar feridas e verrugas genitais, muitas vezes silenciosamente, mas é o sexo feminino que o vírus importuna mais. Afi nal, a maior parte dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres no Brasil, está implicada com o HPV.

Vacinação

A melhor forma de prevenir essa DST é a vacinação contra o HPV ainda na infância, ou seja, antes do início da atividade sexual, quando há também maior produção de anticorpos contra o agente. ]

No Brasil, a rede pública oferece a vacina para meninas de 9 a 13 anos, aplicando-a em duas doses, com intervalo de seis meses. Fora desse grupo, o imunizante está disponível apenas na rede privada, mas com limitações etárias.

Embora existam mais de 100 subtipos do vírus, a vacina contra o HPV protege contra os principais — 6 e 11, responsáveis por 90% das verrugas genitais, e 16 e 18, relacionados com 70% dos casos de câncer de colo uterino em todo o mundo.

Cultura da prevenção

A adesão à imunoprevenção contra o HPV pode melhorar no Brasil. Parece ainda haver um certo preconceito dos pais em levar as filhas para se imunizarem contra uma DST tão cedo.

Contudo, as crianças brasileiras já recebem, ao nascer, a vacina contra a hepatite B, igualmente uma DST, e ninguém se queixa disso.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing