• 1 setembro, 2017

Cuidados especiais no verão

S.O.S. no verão – A estação pede atenção particular com idosos e crianças

Ofereça alimentos leves e frutas Todas as pessoas precisam se cuidar no verão para evitar os efeitos nocivos do sol e as picadas do Aedes aegypti, que, além da dengue, provoca as febres zika e chicungunha. Contudo, alguns grupos requerem cuidados especiais.

Por conta de alterações geradas no organismo pelo envelhecimento, os idosos têm menos sede e menor percepção do calor, o que os torna mais suscetíveis à insolação e à desidratação. Muitos, ainda, usam medicamentos para tratar a hipertensão, o que igualmente favorece a perda de água, bem como quedas bruscas de pressão arterial, que podem causar desmaios e consequentes fraturas.

Dessa maneira, devem frequentar praias, piscinas e parques sempre acompanhados e apenas nas primeiras horas do dia e no fim da tarde, com protetor solar e acessórios. Mesmo sem atividades ao ar livre, a hidratação do corpo é essencial nesta estação, com, ao menos, dois litros de água e outros líquidos por dia — com exceção de bebidas alcoólicas, que desidratam e comprometem o equilíbrio.

Sem parar

As crianças inspiram cuidados bem semelhantes: acompanhamento atento para evitar acidentes e, literalmente, muita sombra e água fresca. Se os idosos não sentem sede, elas não querem parar a brincadeira para comer e beber.

Cabe aos responsáveis oferecer-lhes líquidos, alimentos leves e frutas, sobretudo as ricas em água, que alimentam e repõem sais minerais.

Os pequenos também são mais acometidos por diarreias, condição que rapidamente os predispõe à desidratação. Nesse caso, é necessário começar a hidratar a criança com soro caseiro e procurar um serviço médico.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing