• 1 setembro, 2017

Vacinação e prevenção

Conte com essa medida preventiva em todas as fases da vida

Mudanças no estilo de vida podem evitar muitas doenças, mas, não raro, as pessoas sentem dificuldade em tomar uma atitude e prosseguem com fatores de risco. Se houvesse uma vacina, pensam… É natural fazer essa associação porque, de fato, a vacinação representa uma forma de prevenção das mais eficientes. Os diferentes imunizantes ensinam o sistema imunológico a reconhecer inimigos e a produzir defesas naturais contra eles.

Apesar da importância inquestionável, a imunização ainda está muito associada à população pediátrica. Contudo, adolescentes, adultos e idosos têm seus próprios calendários vacinais e devem procurar receber os imunizantes que não tomaram na época certa — ainda que não haja certeza, é melhor pecar por excesso — ou os indicados para sua faixa etária, além de atualizar sua carteira de vacinação.

Negligenciar essa medida gera uma cadeia de problemas. Um adulto não vacinado contra a coqueluche, por exemplo, pode adquirir a doença e transmiti-la para bebês ainda não imunizados ou para um indivíduo imunossuprimido, como um transplantado.

Nada de perder tempo, portanto, consulte o calendário vacinal adequado para sua idade em www.sbim.org.br e proteja-se já. Também para viajantes Antes das férias, no Brasil ou no exterior, procure um serviço de Medicina do Viajante para saber se o roteiro exige vacinas diferentes das recomendadas para você.

Mesmo dentro do País, quem não vive em regiões endêmicas de febre amarela — e não recebeu o imunizante contra essa doença — precisa ser imunizado ao se dirigir a esses destinos.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing