• 31 maio, 2024

8 passos fundamentais para criar sua marca pessoal online com sucesso

Aprenda a desenvolver sua marca para se diferenciar no mercado de trabalho e alcançar seus objetivo seja qual for o seu perfil

Talvez você esteja em busca de novas oportunidades de crescimento ou pensando em reinventar sua carreira. Afinal, num mercado de trabalho altamente competitivo e que não para de mudar, o caminho para o sucesso passa pela evolução constante e o fortalecimento daquilo que o diferencia como profissional.

Se essas palavras se alinham ao momento vital em que se encontra, sua marca pessoal (ou personal branding) se tornará sua melhor aliada na criação de novas oportunidades, independentemente do seu perfil profissional e dos objetivos que deseja alcançar. Neste artigo, fornecemos os fundamentos básicos para criar e potencializar sua marca pessoal do zero.

O que é e quais são os objetivos da marca pessoal?

O especialista em estratégia e posicionamento profissional Andrés Pérez Ortega é um dos autores mais influentes no desenvolvimento de marcas pessoais. Com diversas obras publicadas, o especialista espanhol define o conceito da seguinte forma:

Personal Branding consiste em deixar uma marca concreta e memorável descobrindo quem você é, agregando um valor único a um grupo específico de pessoas, gerando confiança e sintonia por meio de uma comunicação eficiente”.

Para o autor, desenvolver uma marca pessoal consiste em identificar e comunicar as características que nos destacam, tornam relevantes, diferentes e visíveis num ambiente homogêneo, competitivo e mutável.

Quais são os passos a seguir para criar a própria marca pessoal?

Não importa se você tem um perfil criativo ou não, se faz parte do universo freelance, do empreendedorismo, do mundo corporativo ou até mesmo se é um estudante em busca de sua primeira experiência profissional, confira os 8 passos fundamentais para criar sua marca pessoal online com sucesso.

1. Comece pelo autoconhecimento

O primeiro passo para criar sua marca pessoal é identificar seu propósito pessoal. Saber o que lhe agrada, estimula e apaixona é muito importante, pois é o que agregará atributos únicos que ajudarão você a se destacar dos demais e ser mais competitivo no mercado de trabalho.

Como os especialistas em design gráfico e direção de arte do estúdio Jumping Lomo mencionam em seu curso Criação de marca pessoal para artistas, uma boa maneira de alcançar esse objetivo é descobrir suas habilidades, analisar seus pontos fortes e fracos. Trabalhar de forma pessoal e honesta a partir dessas informações dará um diagnóstico objetivo de suas habilidades atuais e permitirá que você encontre oportunidades de crescimento.

2. Defina sua missão e visão

Agora é hora de definir a missão e a visão da sua marca pessoal. Embora possam parecer conceitos um tanto similares, são dois dos pilares da marca pessoal e estão claramente diferenciados.

Núria Mañé , Consultora em Comunicação e Social Media Strategist, explica a diferença em seu curso LinkedIn: construa sua marca pessoal.

– A missão se refere ao momento presente e responde às perguntas: “O que faço?”, “Quem ajudo?”.

– A visão corresponde mais a um momento futuro (médio e longo prazo) e responde às perguntas: “Aonde quero chegar?”, “Qual é a minha contribuição para a sociedade?”, “Qual marca gostaria de deixar neste mundo?”. Este é um conceito mais inspirador e motivacional, mas que ajudará a definir o caminho de sua marca pessoal.

3. Identifique seus valores

Sua marca pessoal deve ser fiel aos seus valores, pois deve representar sua essência. Segundo Núria Mañé, valores são os princípios, qualidades e virtudes que determinam nossa conduta. São eles que nos movem, além de serem fundamentais para nossa pessoa, como a criatividade, a honestidade, a perseverança e a autenticidade, entre muitas outras. Em seu curso, Núria propõe um exercício muito interessante para identificar os valores que o representam de forma mais significativa: escolha entre sete e dez valores principais, ordene-os de maior para menor importância e destaque os três que considera imprescindíveis. São nestes valores que você deve focar para criar sua marca pessoal.

4. Especifique sua proposta de valor

Ao chegar neste ponto, você estará pronto para especificar o posicionamento de mercado de sua marca pessoal. Como Núria Mané detalha no curso, o posicionamento é crucial porque é a percepção que você quer que os usuários da sua marca tenham ou a promessa que você faz a eles. Trata-se de encontrar um espaço próprio, coerente com a sua essência, relevante para os seus potenciais clientes e com características distintas do restante dos profissionais do seu setor. Num balanço entre estes fatores é que você deve posicionar sua marca pessoal.

5. Determine seu cliente ideal

Chegou a hora de focarmos em um dos elementos fundamentais do processo de criação da sua marca pessoal: determinar quem você quer atingir. Esse conceito é conhecido como cliente ideal ou público-alvo e existem diversas metodologias para reunir todos os detalhes sobre eles.

A argentina Carolina Zakrajsek, Consultora estratégica e de pesquisa de mercados, mostra em seu curso Estratégia e pesquisa para marcas e projetos pessoais, que dois tipos de variáveis ​​devem ser levadas em conta ao pensar no seu cliente ideal:

– Variáveis ​​demográficas: idade da pessoa, sexo, onde mora, nível socioeconômico etc.

– Variáveis ​​psicográficas: vão além das anteriores e dizem respeito aos seus valores, atitudes e interesses.

Para se aprofundar no seu cliente ideal, será necessário realizar um processo de pesquisa inicial não muito complexo, que pode ser qualitativo e/ou quantitativo. Agora, você está pronto para definir seu produto, serviço ou projeto e a comunicação com base no que o cliente ideal está procurando.

6. Defina seus objetivos

Os objetivos pretendidos com a criação da sua marca pessoal é uma das peças-chave deste processo. Se você não tiver clareza sobre seus principais objetivos, será muito difícil alcançá-los.

Em seu curso, Carolina Zakrajsek propõe começar com um ou dois objetivos básicos para tornar o processo mais fácil e eficaz. À medida que sua marca pessoal evoluir, os objetivos que você estabeleceu para si também evoluirão. Se quiser ir além ao pensar em seus objetivos, você pode seguir a abordagem SMART(acrônimo do inglês): todo objetivo deve ser específico, mensurável, alcançável, realista e temporal.

Alguns exemplos de perguntas que você pode se fazer para definir os objetivos da sua marca pessoal:

– Que objetivos profissionais quero alcançar?
– Gostaria de reinventar minha carreira profissional e migrar para outro setor?
– Quero conseguir um novo emprego ou criar minha própria marca e conquistar clientes?
– Onde me vejo profissionalmente nos próximos três anos?

A abordagem SMART ajuda a definir metas. Informação do curso da Domestika "Estratégia e pesquisa para marcas"
7. Construa a identidade visual

Saber se posicionar no mundo digital é tão fascinante quanto complexo. Não se preocupe, a identidade visual ajudará você a ver todos os elementos da sua marca pessoal em conjunto e analisar sua consistência.

Neste passo, você aprenderá a transferir sua marca pessoal para o mundo físico através de uma identidade visual que seja coerente com seus valores e objetivos.

Conforme explica Amanda Louisi, brasileira especializada na criação de identidade visual para marcas, a identidade visual é um conjunto de recursos gráficos que podem ser utilizados para contar sua história como, por exemplo, num site ou nas redes sociais.

Alguns elementos fundamentais da sua identidade visual serão o logotipo, as cores, as fontes ou tipografia, a fotografia, as ilustrações ou ícones e a composição, entre outros. Essas peças serão úteis para comunicar sua marca de forma coerente em diferentes plataformas.

O desenvolvimento dos conhecidos mapas mentais e mood boards também ajudará você a entender como pode representar as principais características da sua marca usando recursos visuais. Para maiores informações, consulte o curso de Amanda Design de identidade visual para sua marca pessoal.

8. Desenvolva a identidade da sua marca

A mensagem e o tom de voz são outros componentes básicos da identidade da marca, pois é o que ajudará você a se comunicar de forma autêntica com seu público. A identidade da marca deve ser coerente, autêntica e eficaz em todas as comunicações.

Carla González, especialista em copywriting, ensina em seu curso, Copywriting: defina o tom de sua marca pessoal, que o que é dito e como é dito pelas marcas, assim como pelas pessoas, é parte da imagem que transmitem.

Carla propõe em seu curso os quatro passos a seguir para criar o tom de voz da sua marca:

a) Buscar o universo verbal: palavras com as quais sua marca se sente mais identificada.

b) Definir o tom: é a forma como sua marca se comunica com seu público e onde sua personalidade influencia.

c) Usar recursos para embelezá-lo: os literários são alguns dos mais utilizados, como, por exemplo, trocadilhos ou metáforas.

d) Construir frases: os conceitos da marca, o universo verbal e o significado da marca devem ser compartilhados. Essa passo também pode ser de grande ajuda na identificação do nome da sua marca no processo de naming.

A sociedade, a cultura e as pessoas evoluem ao longo do tempo. Sua marca pessoal também deve se conectar de forma mais autêntica com seu público-alvo!

Fonte: texto retirado do blog Domestika
Link: https://www.domestika.org/pt/blog/10924-8-passos-fundamentais-para-criar-sua-marca-pessoal-online-com-sucesso

Fonte: Flowing