• 2 setembro, 2017

Exercício e verão

Sob medida – Exercite-se com segurança no decorrer deste verão

Na temporada mais quente do ano, a prática de exercícios físicos requer cuidados para que esse hábito tão importante para a saúde não cause revertério.

Afinal, quando o corpo esquenta demais, estamos sujeitos a câimbras, fadiga, tonturas, desmaios e até hipertermia. Então, nada de correr riscos desnecessários:

  • Faça exercícios no começo da manhã ou ao entardecer e procure diminuir o ritmo da atividade ou aderir a uma modalidade mais adequada para o calor.
  •  Use protetor solar nas áreas expostas e jamais tire a camisa durante o treino, já que o organismo fica ainda mais quente quando a radiação atinge diretamente a pele. Em lugar disso, use camiseta clara de algodão ou de um tecido que facilite a transpiração.
  • Tome cerca de 300 ml de água a cada 20 minutos. Se passar de uma hora, é melhor recorrer a isotônicos ou à boa e velha água de coco. Nem pense em consumir cerveja no decorrer do exercício, qualquer que seja ele, pois bebidas alcoólicas são diuréticas e desidratam o corpo bem rápido.
  •  Jamais se exercite em jejum. Ingira uma fonte de carboidrato e uma fruta rica em água antes de começar. E, depois, opte por um alimento que contenha proteína — uma vitamina com iogurte, por exemplo.

A cara da estação

O verão combina com exercícios ao ar livre, sobretudo com os feitos dentro ou perto da água. Natação, frescobol, vôlei de praia, caminhadas na areia e modalidades aquáticas da academia configuram ótimas pedidas para malhar de modo mais fresquinho, garantindo a manutenção da forma e, claro, boa diversão.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing