• 28 dezembro, 2022

Encontrando tempo para ler e o impacto positivo que tem

Ler é algo que eu sei que devo fazer mais, mas de alguma forma, eu simplesmente não priorizo o tempo para ler. Teve uma fase da minha vida em que eu praticamente comia os livros. Hoje já não estou mais assim. 

 Alguém mais não faz algo que gosta e que é realmente bom para você? Confesso que eu realmente amo ler e sempre to desejando mais e mais livros. Pensei em escrever esse post porque estou tentando fazer uns ajustes na minha rotina. Para realmente ter tempo pra ler e também porque, para mim, a “falta de tempo” é sempre a minha desculpa mais sem noção.

Indicações

Pedir aos amigos e à família indicações de livros ajuda a criar uma lista interminável que eu sei que será mais do que provável que vai ser incrível. E para mim, quando tenho uma boa leitura, isso me ajuda a ficar motivada e animada. Eu também já ouvi a ideia sobre fazer trocas mensais de livros com os amigos, ao contrário do clube do livro, onde todos são forçados a ler a mesma coisa. Eu definitivamente quero começar com o meu! Ler gêneros diferentes ajuda a sair mais do mesmo.

Dedicar tempo para ler

Esse é um conceito igual ao de escolher um tempo para se exercitar – a melhor hora é a hora em que você realmente vai. Então, o melhor momento para ler é quando você realmente pode fazer isso. Onde você pode ter momentos de silêncio? Ou um tempo livre? Para mim, isso é antes de dormir ou a primeira coisa em uma manhã de fim de semana. Eu luto com a ansiedade do sono, então me dar uma meia hora ou mais de leitura me acalma. Nos finais de semana, principalmente no domingo, é uma ótima maneira de se mover lentamente para os dias de semana (se do lado tiver uma caneca de café ou chá melhor ainda!).

Tendo um livro na mão

Quando estou consciente de ler mais, tento manter meu livro na bolsa sempre. Dessa forma, se estou esperando um amigo, estou no ônibus (no trânsito) ou praticamente em qualquer lugar, posso recorrer a isso ao invés do meu celular. Na maioria das vezes eu não acho que tenho tempo suficiente, mas de alguma forma eu estou sempre presa na rolagem do Instagram. Fazer essa troca é saudável!

Se você ainda está procurando uma motivação extra para finalmente pegar o livro que comprou no ano passado pra ler, você está com sorte. A leitura pode ter um impacto positivo em diferentes áreas da sua vida, por isso, se você precisar de mais motivos para dedicar esse tempo com a leitura, pense nesses benefícios:

1 – Estimulo mental

Seu cérebro precisa de exercício como o resto do seu corpo e a leitura é o treino perfeito! Em vez de ficar forçando seu cérebro a estar ativo, leia um bom livro e você nem vai perceber todo o trabalho que está fazendo. Além disso, você vai melhorar seu vocabulário e suas habilidades de escrita sem esforço.

2 – Calmante do estresse

Vivemos em um mundo onde todos estão constantemente em movimento e os níveis de estresse estão em alta. Criar uma oportunidade para você escapar disso por alguns minutos (ou horas, se a sua agenda permitir) e simplesmente deixar todo o resto desaparecer, é uma ótima maneira de gastar seu tempo. Mesmo sendo algumas noites por semana pode fazer uma grande diferença.

3 – Quebrar a tecnologia

Eu sei que ler em iPads e Kindle ainda tecnicamente conta como tecnologia, mas é um jogo totalmente diferente quando você está realmente lendo e não trocando para o Instagram a cada minuto. Tendo tempo para se concentrar em algo diferente de mídia social, e-mail e trabalho deve realmente ser colocado mais pro topo da sua lista de tarefas. Eu pessoalmente adoro pegar um livro de verdade, mesmo tendo o Kindle.

Fonte: Like Paradise

Fonte: Flowing